O prefeito Edivaldo Holanda Junior anunciou, na manhã desta segunda-feira (2), a construção e reforma de 50 praças em toda a cidade com serviços de urbanização, paisagismo, instalação de mobiliário urbano, equipamentos para a prática de atividades físicas, playground entre outros. Na ocasião, o gestor assinou Ordem de Serviço para a construção de sete praças no Vinhais. O pacote integra o programa São Luís em Obras. Os novos logradouros somam-se aos mais de 60 já requalificados ao longo da gestão do prefeito Edivaldo.
Durante a assinatura, Edivaldo destacou que a construção das praças é mais uma ação do programa São Luís em Obras no Vinhais, que já recebeu serviços de pavimentação de vias e a reconstrução de outros espaços públicos. “Estamos iniciando a semana com a assinatura da Ordem de Serviço de sete praças no Vinhais, garantindo novos espaços de convivência e lazer para a população. Como parte do pacote de obras teremos ainda a requalificação do Largo do Carmo e Praça João Lisboa, de importante valor histórico para a cidade e para a população, bem como a Fonte do Bispo que em breve iremos assinar a Ordem de Serviço", disse o prefeito.
Acompanharam o prefeito no evento o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo; Representação Parlamentar, Nonato Chocolate; Desportos e Lazer, Rommeo Amim; o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade; e os vereadores Ivaldo Rodrigues, Raimundo Penha e Professor Lisboa.
PRAÇAS
As sete praças cujas obras foram iniciadas nesta segunda-feira (2) ficam ao longo da Rua do Arame, uma importante via do Vinhais por ser área residencial e também por concentrar parte do comércio do bairro, o que gera, ainda, tráfego intenso de veículos e pedestres. As praças estão sendo construídas em locais que ainda não haviam sido urbanizados, ou seja, as obras estão partindo praticamente do zero. Inicialmente serão refeitas as calçadas e meios-fios, demarcando o perímetro dos logradouros.
Após esta etapa, conforme o projeto arquitetônico de cada uma das praças, será feita a construção do piso e/ou instalação de equipamentos como aparelhos de ginástica, área para playground, bancos e paisagismo, dependendo das dimensões de área de cada logradouro. “Cada praça será trabalhada para atender a um perfil, levando em consideração sua localização e espaço disponível. Então, teremos praças voltadas para a prática esportiva, outras para a recreação infantil, outras para leitura e convivência, cada uma com um projeto que atenda a uma necessidade da população”, explicou o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho.
OUTRAS AÇÕES
A construção das praças amplia os investimentos da Prefeitura de São Luís no Conjunto Vinhais que recentemente recebeu um amplo pacote de obras de asfaltamento (totalizando 16 km de pavimentação, beneficiando duas avenidas e 63 ruas) por meio o programa São Luís em Obras. Ao longo da gestão também já foi executada toda a reforma da Praça do Letrado entre diversas outras ações no bairro.
O macroprograma São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto de 2019 e inclui obras de infraestrutura com pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, requalificação de espaços públicos, construção de Ecopontos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação da área central da cidade, entre muitas outras ações por toda a cidade.
Com informações da prefeitura de São Luís.