São Luís sedia II Congresso de Notários e Registradores do Maranhão

São Luís sedia II Congresso de Notários e Registradores do Maranhão
Foto: Divulgação.

Reconhecido como um dos mais importantes eventos destinados a classe cartorária do estado, o II Congresso de Notários e Registradores do Maranhão será realizado neste ano, no período de 27 e 28 de setembro, no Rio Poty Hotel, no bairro da Ponta d’Areia em São Luís/MA.

Promovido pela Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA), o congresso tem como intuito promover e fortalecer discussões sobre os principais temas que envolvam os notários e registradores nos últimos tempos, além de abrir espaço para a troca de conhecimentos com grandes nomes da área notarial e registral do país.

Para Thiago Estrela, presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA), o II Congresso de Notários e Registradores do Maranhão é mais uma oportunidade dos titulares de cartórios do estado e colaboradores aprofundarem seus conhecimentos na área e também se confraternizarem. “O Congresso tem como principal objetivo promover o encontro desses profissionais, além de proporcionar a eles aprendizados e a troca de conhecimentos com nomes renomados da área cartorária”, afirmou.

No primeiro dia (27), os participantes terão a oportunidade de presenciar palestras de nomes renomados como dos desembargadores Ricardo Dip, Marcelo Carvalho e Fábio Dalla Vecchia e da tabeliã, Graziella Guerra. Já no segundo dia do Congresso (28), os presentes poderão participar de minicursos com temas como Georreferenciamento, Princípios do Registro de Imóveis, Regularização Fundiária e Prática Notarial em Direito de Família e das Sucessões, com grandes nomes como o Desembargador Vicente Amadei, o Oficial de Registro de Imóveis, Marcelo Cavalli e do tabelião Gustavo Dal Molin. Os minicursos poderão ser escolhidos no ato da inscrição do evento, mas caso o participante já tenha feito a inscrição e não tenha escolhido o minicurso, pode fazer o login no site novamente e escolher.

Além das palestras e minicursos, os participantes do evento também vão poder conferir a exposição “Registros Públicos no Brasil: uma narrativa histórica”, que ficará exposta, nos dois dias de evento, no hall no Rio Poty Hotel. Segundo a historiadora carioca, Mariana Tavares, a exposição vai se dedicar a pensar as origens históricas dos registros públicos no Brasil desde o período colonial, perpassando as diferentes fases da História Brasileira. “Essa exposição é extremamente importante para o conhecimento da própria história nacional. Através dela, os participantes poderão reconhecer as diferentes formas de registros públicos, considerando os distintos momentos do estado no Brasil e os seus processos de laicização”, frisou.

Os participantes do II Congresso de Notários e Registradores do Maranhão vão acompanhar esta "viagem ao passado" e se depararão com o histórico dos Registros Públicos mesclados com a formação do estado do Maranhão, especialmente durante o período escravagista. Serão expostos cerca de 20 documentos textuais sobre a escravidão no Maranhão, com a colaboração do Cartório de Ofício Único de Alcântara, além de livros, máquinas de escrever, telefones da época, tudo para ilustrar a trajetória maranhense dos registros públicos.

Além de adquirirem conhecimento nesses dois dias de evento, os participantes também terão a oportunidade de fazer uma boa ação. No ato do credenciamento serão recebidos brinquedos ou livros infantis para serem doados para instituições que cuidam de crianças carentes na capital maranhense.

Então não perca tempo e inscreva-se já. As vagas são limitadas e para fazer parte deste grande evento, basta acessar o site eventos.atcma.com.br e se inscrever. As inscrições são GRATUITAS.

PROGRAMAÇÃO DO II CONGRESSO DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO MARANHÃO:

DIA 27/09

08:00 - Credenciamento
09:00  - Abertura do Evento
09:30 - Apresentação da Exposição "Registros Públicos no Brasil: uma narrativa histórica" com a Historiadora Mariana Tavares
10:00 - Intervalo: Coffee Break
10:30 - Palestra: Dignidade da Pessoa Humana com o Des. Marcelo Carvalho
12:00 - Intervalo para o almoço
14:30 - Palestra: Atos Notariais e Desjudicialização com Graziella Guerra
15:30 - Palestra: Cartório, Fiscalização Judicial, Sim ou Não? com o Des. Fábio Dalla Vecchia
16:30 - Intervalo: Coffee Break
17:00 - Palestra de Encerramento: Cartórios, Hoje: Sim ou Não? com o Des. Ricardo Dip

DIA 28/09

Minicurso – Georreferenciamento com Marcelo Cavalli
Minicurso - Princípios do Registro de Imóveis com Ricardo Dip
Minicurso - Regularização Fundiária com Vicente Amadei
Minicurso - Prática Notarial em Direito de Família e das Sucessões com Gustavo Dal Molin

Com informações da Assessoria.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado