São Luís: unidades de saúde ficam de plantão durante o Carnaval 2020

ambulância do samu
Foto: Maurício Alexandre/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) manterá a sua rede de atendimento durante o feriado de Carnaval (entre a sexta-feira, dia 21 e a quarta-feira, dia 26). Além da manutenção dos serviços de urgência e emergência, a pasta municipal disponibilizará assistência na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ampliará o atendimento móvel, dará suporte clínico aos foliões e verificará as condições dos alimentos que serão revendidos na programação.

As unidades de saúde estarão com plantões preparados durante a folia nos setores de urgência e emergência, com equipes montadas. Os casos considerados de menor complexidade serão assistidos pelas unidades mistas de saúde (São Bernardo, Coroadinho, Itaqui-Bacanga e Bequimão) e socorrinhos (Cohatrac e São Francisco). Já os casos mais graves serão encaminhados para os Socorrões I e II, que permanecerão com assistência no feriado.

Sobre a estrutura disponibilizada pela Semus, o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca a importância do trabalho. “A saúde é um serviço essencial e fundamental. No Carnaval, enquanto as pessoas se divertem, a administração pública mantém a sua responsabilidade de ofertar um serviço de qualidade em vários setores, seja no atendimento de urgência, no suporte móvel, na prevenção combinada ou no controle alimentar”, disse o secretário destacando que a medida segue determinação do prefeito Edivaldo.

SAMU

Dando suporte ao atendimento na rede fixa, estarão as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com a direção do serviço, estarão disponíveis 10 unidades de suporte básico, duas de suporte avançado, além de duas motolâncias.

Além disso, equipes com médicos reguladores e rádio operadores também estarão preparadas para o atendimento inicial nos casos registrados pelo 192. Durante o Carnaval, o Samu realizará atendimento de urgência e emergência, nos casos necessários, em residências, locais de trabalho e vias públicas com equipes constituídas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica e de saúde mental.

O Samu também ofertará, para quem for acompanhar os desfiles na Passarela do Samba, estrutura montada no Anel Viário, duas equipes extras. No local, os funcionários do Samu terão o suporte de um posto fixo com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

PREVENÇÃO

A prevenção contra as ISTs também é uma preocupação da Semus. Entre os dias 21 e 25 deste mês, a partir das 19h, equipes dos Centros de Testagem e Acolhimento (CTA) na Rua estarão nos principais circuitos: Beira-Mar, Praia Grande, Rio Bacanga e Madre Deus.

No trabalho, serão distribuídos preservativos e géis lubrificantes e feitas orientações sobre a prevenção combinada, com foco no público que curtirá a festa e em situação de vulnerabilidade social.

No mesmo período, equipes volantes da coordenação das ISTs/AIDS da Semus circularão pela Passarela do Samba e adjacências efetuando o mesmo trabalho do CTA na Rua. O objetivo é conscientizar os foliões sobre os perigos da relação sexual desprotegida.

O trabalho da coordenação das ISTs/AIDS começou no início de janeiro, com cobertura do pré-Carnaval na cidade. Além disso, equipes estarão nos terminais de embarque e desembarque de passageiros (Ponta da Espera, Terminal Rodoviário e Aeroporto de São Luís) durante todo o feriado, das 8h às 17h, distribuindo materiais educativos.

ALIMENTAÇÃO

Para garantir a segurança alimentar do folião neste Carnaval, a Vigilância Sanitária de São Luís também atuará durante toda a programação. Entre os dias 21 e 25, fiscais do serviço percorrerão os circuitos (Beira-Mar, Praia Grande, Rio Bacanga e Madre Deus) para verificar o comércio ambulante, com o objetivo de assegurar a venda de produtos alimentícios com as condições ideais de acondicionamento, evitando desta forma infecções.

De acordo com a direção da Vigilância Sanitária (que nos dias 18 e 19 deste mês promoveu a capacitação dos vendedores ambulantes para a programação carnavalesca), os produtos e materiais impróprios serão recolhidos e descartados.

Com informações da prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado