São Luís: vacinação contra gripe é ampliada para caminhoneiros

agente de saúde aplica vacina
Foto: Reprodução/TVCidade/RecordTV

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciará nesta terça-feira (7), a vacinação aos caminhoneiros contra a Influenza/H1N1. A imunização ocorrerá em três dias (terça, quarta e quinta-feira) das 9h ao meio-dia em locais distintos. Nesta segunda-feira (6), a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior também retomou a vacinação aos idosos acima de 60 anos de idade e às crianças entre seis meses e menores de seis anos. A vacinação a estes dois públicos prosseguirá até quinta-feira (9), véspera de feriado. Também estão sendo imunizados profissionais de saúde. 

Os caminhoneiros serão vacinados na terça-feira no posto Jumbo, na BR-135 (km 5). Na quarta (8), também no turno da manhã, eles serão imunizados no posto Magnólia (km 8), também na BR-135. Na quinta-feira (9), no mesmo horário, a vacinação ocorrerá no Posto Paizão, localizado na altura da Vila Maranhão, na margem da rodovia. Para eles, de acordo com a Semus, não há distinção nas iniciais nos nomes, podendo se vacinar apenas apresentando a Carteira Nacional de Habilitação e, se possível, a Carteira de Vacinação.

Para a segurança dos usuários, serão destinadas - nos postos de combustíveis - áreas isoladas e internas (evitando exposição ao ar livre) aproveitando, desta forma, a estrutura dos próprios estabelecimentos para a vacinação. Todas as medidas de segurança, como uso de álcool em gel, utilização de equipamentos de proteção individual aos vacinadores e limpeza prévia com água e sabão serão aplicadas. Cada caminhoneiro será atendido individualmente, evitando qualquer risco de aglomeração. 

O secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, destaca a atenção dedicada ao público responsável por transportar produtos na malha rodoviária brasileira. “O Governo Federal incluiu o grupo de caminhoneiros na próxima etapa da campanha. Por ser um público que está sempre viajando e em contato com pessoas de vários estados, estes se enquadram nos grupos de riscos. Então, é positivo garantir a proteção contra a influenza a este grupo”, disse o gestor.

IDOSOS

Quanto aos idosos, estes podem ser vacinados em dois locais: no drive-thru ao lado do Ginásio Castelinho, das 8h às 16h. E ainda das 8h ao meio-dia em uma das 12 escolas previstas pela Semus e cuja lista consta no site: www.saoluis.ma.gov.br. Nas unidades de ensino e no drive, até terça-feira, somente os idosos cujos nomes começam com as letras E e F serão vacinados. Na quarta-feira, será a vez dos idosos, nos mesmos locais e horários, cujos nomes iniciam com as seguintes letras: G, H ou I. Por fim, na quinta-feira, somente idosos cujos nomes começam com a letra J serão protegidos. 

No caso das crianças, a vacinação estará disponível a elas, das 13h às 17h, nas mesmas 12 escolas previstas aos idosos. Elas seguem a mesma sequência de dias dos idosos, ou seja, na terça-feira somente crianças cujos nomes começam com as letras E e F. Na quarta-feira, crianças com nomes entre as letras G, H e I. Por fim, na quinta-feira (8), crianças com nomes iniciados com a letra J. Na sexta-feira (10), por ser feriado, não haverá vacinação.

Na segunda-feira (06), muitas pessoas procuraram o drive thru e as escolas. “Aqui a vacinação ocorre de forma organizada. Não demorei para ser atendida. Os vacinadores são ótimos e muito prestativos”, disse a aposentada Maria de Lourdes, de 62 anos, que viu informações da campanha na televisão e decidiu se proteger.

Até o momento, a campanha já vacinou - do dia 23 até sexta-feira (3) - 137.021 pessoas. Além de idosos acima de 60 anos e crianças, trabalhadores da saúde e acamados foram protegidos. Pessoas em condomínios também foram contempladas. A vacinação aos acamados e em condomínios prosseguirá nesta semana.

Para facilitar a vida dos usuários e evitar aglomerações desnecessárias, a pasta disponibilizou um email para síndicos e/ou responsáveis legais por condomínio. A pasta orienta que o (a) interessado (a) encaminhe email para influenza2020.semus.slz@gmail.com. Deve ser informado, no contato, o nome do condomínio. Nos condomínios, somente crianças no público-alvo e idosos acima de 60 anos serão imunizados. 

Para ampliar os serviços especializados de aplicação das doses, está em fase final de montagem um sistema de call center, cujos números deverão ser divulgados pela Semus em breve.

SAIBA MAIS

Os postos de vacinação desta nova etapa da campanha funcionarão exclusivamente nas seguintes unidades de ensino:

 

1. Colégio Militar Tiradentes  - Rua Gabriela Mistral, S/Nº, Vila Palmeira


2. IEMA - Rua Oswaldo Cruz, Centro (antigo colégio Marista)

3. CE João Paulo II - Avenida 5, s/n. Turu.

4. UI Padre Newton Pereira -Av. Leste Oeste, 500. Cohatrac I

5. UEB Rosalia Freire - Avenida dos Portugueses, 1000. Anjo da Guarda

6. UEB Rubem Almeida - Rua da Mangueira, 400B, Coroadinho.

7. CE Cruzeiro do Sul  -Estrada da Vila Nova, S/Nº, Vila Nova

8. UEB Laura Rosa - Rua Marly Sarney, qd. 10, s/n. Conj. Nice Lobão (Cidade Operária)

9. CE Júlio de Mesquita Filho -Av. 2, S/Nº, Cohab Anil I

10. CE José Nascimento de Moraes - Av. B Qd. 13, S/Nº, Vinhais

11.UEB Ana Lúcia Chaves Fecury  - Rua Santo Antônio, 200. São Bernardo

12.UEB Mariana Pavão  –  Av. Contorno, Nº 100, Rio Anil 

 

O cronograma de vacinação será o seguinte:

- Dia 7/4: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras E e F

- Dia 8/4: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras G, H e I

- Dia 9/4: idosos e crianças cujos nomes começam pela letra J

*Neste caso, idosos se vacinam das 8h ao meio-dia e crianças das 13h às 17h

No drive thru

- Dia 7/4: idosos cujos nomes começam pelas letras E e F

- Dia 8/4: idosos cujos nomes começam pelas letras G, H e I

- Dia 9/4: idosos cujos nomes começam pela letra J

 *Vacinação neste local é EXCLUSIVA para idosos

Compartilhe
Conteudo Relacionado