Semed testa comunidade escolar para retomada das aulas presenciais

São Luís: Prefeitura testa comunidade escolar para retomada das aulas presenciais
Foto: divulgação/Prefeitura de São Luís.

Com o objetivo de garantir a segurança sanitária na retomada gradual das aulas na rede municipal de ensino, prevista para a próxima segunda-feira (16), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, durante toda esta semana, a testagem gratuita contra a Covid-19 em profissionais da educação e pais ou responsáveis pelos alunos. A ação integra um conjunto de medidas para a prevenção da pandemia implementadas pela gestão do prefeito Eduardo Braide.

No total, serão realizados mais de 2.800 testes sorológicos de Covid-19 em 14 unidades escolares que já retomam, na próxima semana, as aulas em formato híbrido, presenciais e remotas. O titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marco Moura, reforça que a testagem e a imunização de todos os profissionais, alinhada à adoção de protocolos sanitários, garante a prevenção de casos do novo coronavírus.

O secretário disse que até a segunda-feira (16), todas as escolas que irão retomar as atividades estarão prontas para receber os alunos e garantir conforto e segurança sanitária nesta retomada.

Testagens

A testagem é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a disseminação da Covid-19. As escolas também receberam kits para a realização dos testes para prevenção e controle contra o novo coronavírus. De acordo com a Semed, foram distribuídas 28 caixas de máscaras, 28 caixas de toucas, 14 caixas de luvas e 14 litros de álcool em gel.

Na manhã desta terça-feira (10), a UEB Tom & Jerry, no Vinhais, recebeu as equipes de saúde para a realização de testagens. Na segunda-feira (9), a UEB Alberto Pinheiro, Anexo Infantil, no Centro, e a UEB Miguel Lins, no Ipase de Baixo, também receberam a comunidade escolar para a realização de testes gratuitos de Covid-19. Professores, funcionários e pais de alunos foram submetidos aos exames. O material genético é coletado por meio de swabs (cotonetes) de nasofaringe e o resultado é divulgado em cerca de minutos.

Além da testagem, as unidades escolares que possuem, em média, 130 crianças nos dois turnos, também reforçaram os protocolos sanitários para a recepção dos alunos. Entre as medidas adotadas, está a redução do número de crianças por turma, disposição de pontos estratégicos com álcool em gel, pias com água e sabão e a determinação do uso de máscara durante as atividades.

Paralelo à realização da testagem, as escolas municipais entraram, nesta semana, em reta final na preparação para o acolhimento dos alunos nas escolas. A ação tem como objetivo garantir mais segurança emocional aos estudantes após um longo período longe das salas de aula, devido à pandemia de Covid-19.

A partir de um planejamento pedagógico realizado pelas equipes da Semed, estão sendo executadas com os alunos atividades pedagógicas que estimulam o pensamento e o lado reflexivo dos estudantes, além de despertarem o lado criativo. Atividades lúdicas como brincadeiras, jogos, cinema, recreação em áreas livres também integram as ações.

Os professores e colaboradores também estão na reta final das atividades de formação de diretrizes para a retomada das aulas presenciais. Durante os encontros, acontecem diálogos sobre a adoção dos protocolos sanitários e o modelo pedagógico de ensino que será adotado.

Retorno gradual

As aulas presenciais retomam a partir de 16 de agosto de forma gradual e híbrido na rede municipal de ensino, ou seja, os alunos terão aulas presenciais e em formato remoto. As turmas terão aulas com 50% da capacidade dos alunos, e estas serão divididas por grupo. Desta forma, na semana que os estudantes estiverem em casa, o outro grupo terá atividades on-line.

De acordo com a Semed, para aqueles estudantes que têm dificuldade de acesso à internet, as atividades serão impressas e entregues na própria unidade de ensino onde ele é matriculado. O modelo será usado apenas para alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos). Já os alunos da Educação Infantil (3 a 5 anos), as aulas serão retomadas de forma presencial.

Compartilhe
Conteudo Relacionado