UPAs da rede estadual iniciam programação de melhorias para 2020

médicos conversam
Foto: Antônio Fonseca/Ag. Maranhão.

As cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em São Luís, da rede da Secretaria de Estado da Saúde, iniciaram a programação de melhorias previstas para este ano, que inclui ampliação e qualificação da assistência e avanços estruturais. As unidades, gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), recebem os serviços finais da reforma iniciada em dezembro de 2019, cuja obra é executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Na quarta-feira (22), o presidente da Emserh, Marcos Grande, visitou as UPAs do Araçagi, Parque Vitória e Vinhais para acompanhar a evolução dos trabalhos e dialogar com diretoria e profissionais das unidades, a fim de perceber o impacto das obras e qualidade do atendimento. Nesta quinta, as visitas acontecem nas UPAs da Cidade Operária e Itaqui-Bacanga.

“As UPAs são um instrumento importantíssimo de assistência em saúde à população. É um serviço resolutivo e bastante procurado. Nosso objetivo é garantir que essa assistência seja dada com cada vez mais qualidade e agilidade. Isso se dá tanto com as melhorias estruturais, quanto pela proximidade da gestão com a unidade”, comentou o presidente da Emserh, Marcos Grande.

Os serviços executados incluíram revisão elétrica, hidráulica e sanitária; reparos e/ou troca de esquadrias; reparos em alvenarias, divisórias, revestimentos e forro; pintura; reparos em calçamentos, troca de pisos danificados; impermeabilização de pisos; reparos em caixas d’água; dentre outros serviços.

Samuel da Costa de Sousa, paciente da unidade do Vinhais, disse que as melhorias já são visíveis. “É importante que se cuide desses ambientes hospitalares, que é um ambiente que precisa ter uma salubridade. Percebi as paredes pintadas e vejo que ainda faltam detalhes, vai ficar melhor. Quanto à assistência, o médico me tratou super bem e as atendentes também”, contou.

Segundo o médico e diretor clínico da UPA do Araçagi, André Rossanno, as perspectivas são boas para 2020. “A abordagem de se aproximar da equipe da UPA é boa, percebemos isso com as reformas, com a resolução de problemas e reformulação de qualidade. Quem ganha com isso é o nosso paciente”, afirmou.

Acompanharam as visitas, o médico Samuel Gregório; a diretora clínica da Emserh, Vânia Martins; a diretora de planejamento, Thaís Farias; o diretor de administração, Will Mesquita; a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Jamilly Pontes; os diretores da UPA Araçagi, André Rossanno e Adilson Maia Vieira; diretores da UPA Parque Vitória, Camila Maia e Leonardo Bastos; os diretores da UPA Vinhais, Carol Hortegal e Christiano Nunes; e técnicos da SES.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado