Dengue: faixa etária para vacinação é ampliada para pessoas com 10 a 14 anos

Dengue: faixa etária para vacinação é ampliada para pessoas com 10 a 14 anos
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou a faixa etária da vacinação contra a dengue para pessoas com 10 a 14 anos. São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara foram os municípios comtemplados com o imunizante, no Maranhão. Até o momento, foram aplicadas 9.326 doses (D1) da vacina contra a dengue.

De acordo com a nota técnica, a expansão da faixa etária considera as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Comitê Técnico Assessor em Imunização (CTAI), que em decisão tripartite, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) decidiram direcionar a vacinação contra a dengue para a faixa etária de 10 a 14 anos, por considerar que a maior proporção de hospitalização por dengue nos últimos anos ocorreu nessa faixa etária. 

Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.

Foram encaminhadas ao Maranhão 40.610 doses, sendo 5.822 doses já aplicadas no município de São Luís (38,81%); 2.055 doses aplicadas em São José de Ribamar (37,36%); 784 doses aplicadas em Paço do Lumiar (39,20%); 293 doses aplicadas no município da Raposa (26,59%) e 372 doses aplicadas no município de Alcântara (60%).

As pessoas com 10 a 14 anos contam ainda com as salas de vacinação da rede estadual de saúde instaladas em quatro unidades da Rede Estadual de Saúde para apoiar a mobilização: as Policlínicas Vinhais, Cidade Operária, Vila Luizão e o Hospital Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira). O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose.

Prevenção

Para prevenção da dengue e de outras arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus, a SES reforça a importância do enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. Dessa forma, é importante estar atento locais com água parada, tonéis, caixas, barris e calhas de chuva destampados; fazer o descarte seguro do lixo em sacos plásticos fechados; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, lixeiras sempre tampadas e guardar pneus em locais cobertos. Paralelamente a isso, deve-se fazer uso de repelentes enquanto medida preventiva.

Confira os locais de vacinação na rede estadual:

• Policlínica Vinhais – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h;

• Policlínica Cidade Operária - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h;

• Policlínica Vila Luizão - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

• Hospital Dr. Genésio Rêgo - De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado