Há quatro anos diagnosticado com HIV, agora Paulo é voluntário em Casa de Apoio

Há quatro anos diagnosticádo com HIV, agora Paulo é voluntário em Casa de Apoio
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Na primeira reportagem especial da série “Além do Vírus”, o Jornal da Cidade dessa segunda-feira (4), mostrou a história de Francinaldo Pereira, um voluntário da Casa Acolher que a quatro anos foi diagnosticado com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Os primeiros sintomas passaram a aparecer de forma repentina, ele estava tendo uma crise de vômito constante, quando foi levado ao hospital e acabou descobrindo a doença.

Por conta da demora no diagnóstico, o quadro de saúde de Francinaldo acabou se agravando de forma rápida. Foi durante a internação que ele conheceu a Casa Acolher, onde é voluntário atualmente. Há cinco anos, o local acolhe pessoas que convivem HIV e AIDS de todo o Estado, que vem à capital maranhense realizar o tratamento.

De janeira a setembro de 2023, o Maranhão registrou 1.855 casos de HIV no Estado, de acordo com a Secretaria de Estado Da Saúde, os jovens de 15 a 34 anos e idosos acima de 55 anos são as faixas etárias com mais pessoas diagnósticas com a doença. O diagnóstico precoce do HIV impede que a doença evolua para a AIDS, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções.

Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado