A Organização Mundial da Saúde revela num estudo que usuários de tabaco e fumantes têm mais chances de contrair Coronavírus de forma severa e até de morte.
Na pesquisa, divulgada no fim de abril, a agência sugere que a pandemia afeta fumantes mais fortemente do que os que não fumam.
Pulmões
O tabaco mata mais de 7 milhões de usuários por ano. E cerca de 1,2 milhão de fumantes passivos perdem a vida por causa do produto.
O novo coronavírus ataca principalmente os pulmões.
E o fumo que afeta as funções pulmonares dificulta o corpo a combater o vírus. O tabaco também é o principal fator de risco para doenças crônicas como diabetes, doenças coronárias, câncer e outras enfermidades.
Ligação
A OMS informou que está constantemente avaliando novos estudos para examinar a ligação entre o uso de tabaco e nicotina com a covid-19.
A agência pediu a pesquisadores, cientistas e jornalistas cautela ao reproduzirem notícias infundadas de que tabaco e nicotina poderiam reduzir o risco do novo coronavírus.
A OMS lembra que existem terapias comprovadas para parar de fumar. E quem em somente 20 minutos sem tabaco, o fumante pode perceber queda na pressão arterial e batidas elevadas do coração. Cerca de 12 horas após, os níveis de monóxido de carbono na corrente sanguínea voltam ao normal.
Falta de ar
A partir de um mês, o ex-fumante percebe melhoras na respiração e menos sensação de falta de ar.
A OMS alerta para que usuários de tabaco se orientem por informações científicas relacionadas ao covid-19 sobre complicações para pacientes que fumam.
Fonte: Onu News.