Pessoas soropositivas têm deveres e direitos garantidos, mas o preconceito tem sido vilão

Pessoas soropositivas têm deveres e direitos garantidos, mas o preconceito tem sido vilão
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Em mais uma reportagem especial da série “Além do Vírus”, o Jornal da Cidade dessa segunda-feira (18), mostrou um recorte sobre os direitos que são assegurados as pessoas que vivem com HIV. É importante falarmos sobre esse amparado que o Estado dá as pessoas, pois ter esses direitos expressos é uma forma de lutar contra a descriminação e estigma, garantindo uma boa qualidade de vida para as pessoas.

Descoberto no início da década de 80, o Vírus HIV, sigla inglesa que, traduzida para o português significa "vírus da imunodeficiência humana", nos dias de hoje, graças ao avanço da ciência, não representa mais uma sentença de morte, pelo contrário, seguindo todo o tratamento, as chamadas "pessoas soropositivas", conseguem viver uma vida normal, quase nem apresentando sinais e sintomas do vírus.

Porém, em meio a tudo isto ainda existe o medo e o preconceito e do desamparo causado pelo estigma da doença. Pensando nessa situação, nos últimos quarenta anos, uma série de leis já foram criadas para dar assistência, proteger e amparar estes pacientes.

Mais informações na reportagem de Marcos Martins, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado