Transplantes de órgãos cresceram 130% no Maranhão em 2023

 Transplantes de órgãos cresceram 130% no Maranhão em 2023
Foto: Freepik.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou resultados muito positivos das ações de doação e transplantes de órgãos, em 2023. Segundo a Central Estadual de Transplante do Maranhão (CET-MA), no ano passado, o estado apresentou aumento de 130% nos transplantes de órgãos e de 88% nos transplantes de córneas, em relação ao ano de 2022. Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão comemorou o sucesso desta política de saúde pública.

Em números mais precisos, de acordo a CET-MA, em 2023, se fizermos um comparativo com 2022, saltamos de 27 transplantes de órgãos no ano anterior para 62 neste último ano. Esse cenário positivo também pode ser observado no que diz respeito aos transplantes de córneas realizados no Maranhão, que saltaram de 133 para 255.

Ainda segundo o levantamento, foram captados sete corações, destinados a pacientes de outros estados, uma vez que no Maranhão não há no momento pessoas aguardando por transplante deste órgão.

Também foram captados 54 rins, sendo 41 implantados em pacientes situados no Maranhão e 11 ofertados para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT); assim como 27 fígados, os quais foram disponibilizados para captação, com implante local de quatro e oferta de 17 para o Sistema Nacional.

Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.

Com Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado