Simulação de assalto a banco encerra capacitação das forças de segurança sobre gestão de crises no Maranhão

Simulação de Assalto em São José de Ribamar faz parte do curso de Gestão de Crises
Foto: reprodução/TV Cidade/RECORD.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou, nesta sexta-feira (28), um simulado de assalto a banco em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, como etapa final do Curso do Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades, promovido pelo Governo do Maranhão em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Os participantes se redistribuíram no simulado em grupos de policiais e criminosos. Com a cidade tomada pelos supostos bandidos, os policiais tiveram de agir estrategicamente para contingenciar a crise estabelecida, preservando a vida da população. Grande aparato de segurança foi utilizado para isso: armamento de grosso calibre, viaturas, helicóptero e, sobretudo, a inteligência policial. A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Guarda Municipal e Secretaria de Trânsito deram apoio às atividades.

O curso, iniciado na segunda-feira (24), reúne 60 participantes, incluindo policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão do Choque (BPChoque), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Centro Tático Aéreo (CTA).

No Maranhão, o curso foi coordenado pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O treinamento teve duração total de cinco dias, com intensa jornada de atividades, chegando a 8h por dia, e foi balizado por duas áreas temáticas: modalidade de gestão de conflitos e eventos críticos (que congrega a parte de análise e avaliação de riscos de diferentes cenários) e técnicas e procedimentos de segurança pública (englobando a investigação policial, áreas integradas, local de crime, análise criminal, técnicas para ação tática e, principalmente, planejamento de operações).

Além desses, participam também integrantes do Corpo de Bombeiros, delegados e investigadores da Polícia Civil, membros do Departamento de Roubo a Instituições Financeiras da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), policiais dos serviços de Inteligência, promotores estaduais, policiais penais e federais, servidores do Banco do Brasil e de empresas que atuam com transporte de valores.

Considerado uma das capacitações mais concorridas do país na área da segurança pública, o Curso do Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades visa aprimorar as habilidades dos agentes de segurança no manejo de situações de crise, contribuindo para a melhoria da resposta a ocorrências críticas.

Mais informações na reportagem de Junior Pereira, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

 

 

 

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado