O alvo da operação foi o vereador de São Luís, Umbelino Júnior. A ação, comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com o Ministério Público do Estado, esteve em pontos estratégicos da capital maranhense e em Imperatriz. O objetivo da operação foi identificar envolvidos no esquema conhecido como “rachadinha”. Ao todo, o Ministério Público cumpre 15 mandados de busca e apreensão. Além da casa do parlamentar, os investigadores também cumprem mandados no gabinete do vereador e na Câmara Municipal.
Segundo Carolina Mendonça, integrante do Gaeco, através dos dados contidos no procedimento investigatório instaurado no grupo, foi identificada uma organização criminosa liderada pelo vereador Umbelino, que desviava o salário de servidores lotados em seu gabinete. As investigações apontam que os envolvidos no esquema são familiares do vereador. Ainda segundo Carolina, a organização criminosa também contava com o apoio de terceiros para efetivar os desvios e outros crimes, como lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.