Obesidade entre os estudantes da rede pública de ensino do estado será combatida pela Seduc

Obesidade entre os estudantes da rede pública de ensino do estado será combatida pela Seduc

Com foco na prevenção da obesidade dos estudantes com idade entre 5 e 19 anos, está sendo realizada em 33 colégios das redes estadual e municipal de ensino de São Luís, a primeira Semana de Mobilização Saúde na Escola, que será encerrada na próxima sexta-feira (9). A iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, conta com o apoio da secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Somente na Unidade Integrada Justino Pereira, localizada no bairro Cidade Operária, 488 alunos de ensino fundamental do turno vespertino foram examinados, nesta quarta-feira, conta a gestora da escola Lenir Silva Ribeiro.

Além de verificar peso e altura dos estudantes, de modo a calcular o chamado índice de massa corpórea (IMC) - que indica a obesidade -, também são analisadas a audição e a visão dos alunos, explica Liane Barroso Gonzalez, da coordenação do programa.

A semana, que passará a acontecer anualmente, começou em São Luís com na UI Desembargador Sarney, no bairro São Francisco, onde estão sendo realizadas as atividades pelos profissionais das equipes de Saúde na Família de São Luís, focadas no tema "Prevenção da obesidade entre crianças e adolescentes".

De acordo com Lenir Ribeiro, até o encerramento do Programa Saúde na Escola acontecerão palestras sobre alimentação saudável e avaliação antropométrica. Serão desenvolvidas ainda atividades relacionadas à saúde geral, reprodutiva e sexual, com palestras sobre sexualidade e gravidez na adolescência; violência e uso de álcool e outras drogas.

Os estudantes diagnosticados com qualquer problema serão encaminhados às unidades básicas de saúde. Caso tenham problemas de visão, receberão óculos. A semana de mobilização é a primeira etapa do PSE, que dura o ano todo.

Liane Gonzalez disse que os alunos da UI Justino Pereira receberam a mobilização como fator positivo e se sentiram felizes pelo fato da unidade está entre as contempladas com o programa. O projeto está acontecendo nos turnos matutino e vespertino.


Com informações da Seduc

Compartilhe