Quinzena da Saúde chega a 20 mil atendimentos

Quinzena da Saúde chega a 20 mil atendimentos

Famílias inteiras aproveitaram a folga do fim de semana, em São Luís, para cumprir com um importante compromisso: a prevenção do câncer, diabetes e hipertensão. Foi o caso da aposentada Valterez Veloso Lima, 67, que acompanhada de duas filhas, genro, nora e um neto, se submeteram a testes de glicemia, verificaram a pressão arterial e ainda foram encaminhados para algumas dos serviços oferecidos na Quinzena da Saúde, realizada no Aterro do Bacanga desde o último dia 14 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

As equipes da SES já realizaram 20 mil atendimentos somente nos sete primeiros dias do evento, que se estenderá até o próximo dia 30, sempre das 8h às 18h. Para isso, cerca de 130 profissionais se revezam para fazer o acolhimento das pessoas que se dirigem ao local. Dona Valterez Lima contou estar satisfeita com a maneira atenciosa com que foi atendida. “Eu gosto de acompanhar como estão as minhas taxas de glicemia e a pressão e por isso, vim para cá fazer tudo no mesmo lugar”, contou ela, que ao ser atendida pelo clínico geral recebeu encaminhamentos para o endocrinologista e o cardiologista, no Centro de Medicina Especializada (Cemesp), referência estadual para hipertensão e diabetes.

A filha da idosa, Celiana Lima, 40 anos, aproveitou para ir ao ginecologista e ainda realizar o exame preventivo. A Academia da Saúde, onde estão sendo realizadas avaliações físicas e nutricionais, foi outro ponto de atendimento pelo qual a família fez questão de passar, antes de finalizar sua jornada. Até o neto Caio, de 4 anos, pôde brincar à vontade no espaço montado com pula-pula, piscinas de bolas e escorregadores infláveis. “Nunca vi uma ação de saúde tão completa assim em São Luís. Com exceção da minha mãe, todos trabalham a semana toda e no fim de semana temos tempo livre para cuidarmos da nossa saúde”, relatou Celiana Lima. “Até o meu sobrinho não ficou parado aqui”, acrescentou.

A Quinzena da Saúde é parte integrante do Programa Saúde é Vida, que além dos investimentos em modernização e ampliação da rede de hospitais, vem intensificando as ações de promoção da saúde, como informou o secretário Ricardo Murad, que na semana passada, visitou o espaço ao lado da governadora Roseana Sarney.

O casal Ornaziro e Carmem de Sousa também esteve no Aterro do Bacanga em busca de atendimento médico. Residentes do Sol e Mar, eles vieram acompanhados da filha Kere Iapuc, de 32 anos, e da nora Ana Rosa, de 40. “Eu tenho 70 anos e fiz apenas uma vez o exame de próstata. Aqui fiz o teste para saber se sou diabético, medi a pressão e me consultei com o urologista. Tudo em um único dia. Isso é uma maravilha”, disse ele, satisfeito com o resultado dos exames.

No local, ainda estão sendo disponibilizados atendimentos na área de mastologia, com encaminhamento, caso necessário, para a realização de mamografia e ultrassonografia. Estes exames podem ser feitos no mesmo local, no mamógrafo móvel instalado na cidade da saúde. Também estão sendo oferecidos atendimentos em dermatologia. Na área, é possível ainda doar sangue e se cadastrar para a doação de medula óssea. O caminhão do Viva Cidadão, para a emissão de documentos como carteira de identidade e CPF, também está atendendo diariamente.

O foco da ação é a prevenção do diabetes, hipertensão, e dos cinco tipos de câncer mais comuns no estado: pele, colo de útero, mama, pênis e próstata. As pessoas com suspeita da doença estão sendo encaminhados para o Hospital Tarquínio Lopes Filho para aprofundamento do diagnóstico.

“As nossas referências são o Cemesp, para tratamento dos diabéticos e hipertensos, e no caso do câncer, o Hospital Tarquínio Lopes Filho. Mas, todos os dias estamos levando pacientes com taxas elevadas de pressão e de glicemia, para alguma de nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Só depois de terem os sintomas estabilizados, são encaminhados para os serviços de referência para fazer o controle”, destacou a superintendente da Rede de Serviços, Bernadete Ferreira.

O acolhimento das pessoas é uma das maiores preocupação da coordenação da Quinzena da Saúde. Salas de espera mobiliadas com cadeiras confortáveis foram disponibilizadas para a acomodação e o controle do atendimento se dá por meio de senhas distribuídas a partir das 8h. Na área do primeiro atendimento, foi instalado um telão onde são exibidos vídeos educativos dos diversos programas executados pelo Ministério da Saúde, desenvolvidos em parceria com o Estado e Municípios. A população tem também a oportunidade de acompanhar as ações executadas pela SES nos últimos anos.

Enquanto Lucinda Pereira Nascimento, 54 anos, era atendida pelo ginecologista, um de seus filhos assistia atentamente as orientações veiculadas no telão. “Eu sou professora e moro em Chapadinha. Quando soube desse trabalho, não pensei duas vezes e vim para São Luís. Ia demorar muito para consegui marcar uma consulta no ginecologista e aqui já fiz tudo. Vou voltar para o interior satisfeita”, relatou ela, apontando ainda a filha Andrea, 23 aos, que levou os dois filhos pequenos para o Aterro. “Foi muito bom, fiz logo o preventivo. Tem mais de um ano que não vou ao ginecologista”, frisou ela. 

SES

Compartilhe