Software mostra como se prevenir contra vírus passados por pendrive e outros dispositivos USB

Software mostra como se prevenir contra vírus passados por pendrive e outros dispositivos USB

Talvez não exista uma pessoa que já não tenha sido vítima de um vírus, seja ele passado por pendrive ou outros mecanismos USB. Conhecidos como malwares, esses softwares maliciosos desenvolvidos por programadores, são especialistas em roubar dados, danificar sistemas e esgotar a paciência de qualquer um que necessite de um computador ou outro mecanismo digital para trabalhar.

Pensando nisso é que o Panda USB Vaccine, um utilitário grátis que previne computadores e componentes digitais contra a contaminação de malwares através da entrada USB, desenvolveu maneiras de como identificar e pegar esses vírus.

Mas, quais os danos causados por um vírus?

Os malwares modificam o arquivo AutoRun (responsável pela reprodução automática) do dispositivo USB, fazendo com que o vírus contido no pendrive, por exemplo, se espalhe para o computador assim que conectado.

Portanto, dessa maneira, a função que o Panda USB Vaccine assume é a de proteger seu computador e dispositivos ejetáveis contra esse tipo de malware, permitindo que você desabilite o recurso de reprodução automática do computador e também dos dispositivos.

Qual a função do Panda USB Vaccine?

Quando a "vacina" é aplicava no computador, o programa desativa a função auto-executar para todo o tipo de mídia, como USB/CD/DVD. Já quando é aplicava em dispositivos USB, o software bloqueia qualquer ação sobre o arquivo autorun.inf, prevenindo que o mesmo seja lido, modificado ou deletado, assim o malware não teria nenhuma ação sobre o arquivo responsável por espalhar o vírus.

Para vacinar, basta clicar em Vaccinate Computer e/ou Vaccinate USB. (clique aqui para fazer download do anti-vírus)

É importante lembrar que esta ferramenta não é um antispyware ou antimalware, ou seja, não irá remover vírus do seu pendrive ou computador, apenas impedir que possíveis malwares se espalhem para ou computador ou para o pendrive.

 

Com informações do Infológico

Compartilhe