Coreia do Norte anuncia Kim Jong-un como comandante supremo

Coreia do Norte anuncia Kim Jong-un como comandante supremo

A Coreia do Norte anunciou no sábado (horário local) que nomeou oficialmente Kim Jong-un, sucessor e filho mais novo do falecido líder Kim Jong-il, como o comandante supremo das Forças Armadas norte-coreanas de estimados 1,2 milhão de militares.

[Clique aqui e saiba mais]

 

A agência de notícias estatal KCNA afirmou que a nomeação foi feita em uma reunião do Birô Político do Comitê Central do governista Partido dos Trabalhadores nesta sexta-feira.

A KCNA disse que membros do Birô Político “cortesmente proclamaram o querido camarada Kim Jong-un, vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, na liderança suprema do Exército Popular da Coreia”, de acordo com o desejo de Kim Jong-il manifestado em 8 de outubro.

Desde a morte de Kim Jong-il neste mês, aos 69 anos, a mídia estatal norte-coreana tem apontado o jovem Kim, com menos de 30 anos de idade, como o “Comandante Supremo”. Mas o anúncio significa que houve uma aprovação oficial de seu controle de uma das forças armadas mais poderosas do mundo.

Kim Jong-un não foi apenas nomeado um general quatro estrelas, mas também recebeu de seu pai no ano passado a vice-presidência da Comissão Militar Central do partido governista.

 

Reuters Brasil

Compartilhe