Descoberta nega fim do mundo em 2012

Descoberta nega fim do mundo em 2012

Um grupo de arqueólogos encontrou o mais antigo calendário maia. A descoberta foi feita no sítio arqueológico de Xultun, um antigo complexo maia com aproximadamente 16 quilômetros quadrados, oeste da Guatemala.
 

O calendário lunar encontrado em uma das paredes ajuda a compreender de onde veio à noção de que para os maias, o mundo irá acabar no final de 2012. Muito vem da ideia popular de que o calendário maia acabaria após 13 baktuns, unidade de tempo maia que corresponde a 144 mil dias, que equivale ao último dia de 2012.
 

A parede em que foi encontrado o calendário lunar faz parte de um quarto dentro de um complexo residencial maior. As outras paredes possuem ainda diversas figuras humanas, entre elas a de um rei maia.
 

Agora falar com as pessoas sobre ciclos não é tarefa fácil. “A única coisa que pode convencer uma pessoa que realmente acredita que o mundo irá acabar no final de 2012 é esperar o início de 2013.”, afirmou o jornalista David Stuart, da Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, e um dos envolvidos no trabalho.
 

Compartilhe