Sob o olhar atento do público da 13ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), as crianças do programa Dançando e Educando se apresentaram na tarde desta terça-feira (15). A primeira-dama e coordenadora do programa, Camila Holanda, acompanhou a apresentação das meninas, que dançaram trechos do novo espetáculo “Presente Natalino”, que está em fase de montagem e ensaios. O espetáculo completo será apresentado no fim do ano, no Teatro Arthur Azevedo, como encerramento do ano letivo de 2019. O programa é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo holanda Junior que oferece aulas de ballet a estudantes da rede municipal de ensino.
A primeira-dama Camila Holanda, coordenadora do programa, reforçou a importância da oportunidade oferecida às meninas na Feira do Livro. “Esse é um programa pioneiro da gestão do prefeito Edivaldo e a gente já vê os frutos deste trabalho na vida das crianças. A cada apresentação, percebemos o quanto elas estão evoluindo e o quanto o programa gera resultados positivos nas mais diversas áreas da vida delas, oferecendo a cada uma a oportunidade de realizarem os seus sonhos”, enfatizou.
Durante a apresentação, as crianças dançaram interpretando personagens como soldadinhos de chumbo, mirlitons e flocos de neve. A cada dança e a cada passo, o resultado evidente de um programa que vem transformando a vida das crianças. “Eu me sinto muito feliz quando eu danço. Fazer ballet sempre foi um sonho, mas minha mãe sempre teve muitas dificuldades financeiras. Hoje, sou muito feliz por participar do programa e poder apresentar o que tenho aprendido”, disse a estudante Hevellyn Shenayde Costa, 14 anos.
Quem assistiu à apresentação, aprovou os frutos que o programa Dançando e Educando vem dando. “Achei as meninas muito lindas. Dava pra ver a felicidade nos rostinhos delas. Pareciam muito seguras”, contou a dona de casa Mariléia Silva, que aproveitou a ida à Feira do Livro para acompanhar as atividades na tarde desta terça-feira (15) e acabou sendo surpreendida com a apresentação das meninas do ballet.
Para o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, a apresentação do espetáculo na Feira do Livro tem muito a acrescentar ao evento. “Essa apresentação tem tudo a ver com a proposta da Feira do Livro. A participação das crianças na programação reforça a característica do evento, de ser um espaço que dá oportunidade. O programa é mais uma demonstração de que quando se tem oportunidade se faz a diferença”, destacou o secretário municipal de Cultura.
Também acompanharam a apresentação das crianças do Programa Dançando e Educando, os secretários municipais Moacir Feitora (Educação), Socorro Araújo (Turismo) e Andréia Lauande (Assistência Social); e a coordenadora da Feira do Livro, Rita Oliveira.
ESPETÁCULO
Anualmente, as alunas do programa se preparam para espetáculos que são apresentados como encerramento do ano letivo. O espetáculo "Para Ler e Dançar" foi a primeira apresentação pública das alunas, realizada em dezembro de 2017 e, no ano passado, o espetáculo teve como tema "Planeta Azul", que fazia referência ao meio ambiente marinho. Para este ano, as alunas se preparam para o espetáculo "Presente Natalino", que será apresentado em dezembro, no Teatro Arthur Azevedo.
Na última semana, as alunas também se apresentaram durante a programação da Semana da Criança do Teatro Arthur Azevedo, na “Mostra de Coreografias Infantis”, da qual também participaram crianças de diversas escolas de dança da cidade. Na oportunidade, apresentaram as coreografias intituladas "Lulas" e "Golfinhos", trechos do espetáculo "Planeta Azul". As coreografias deste espetáculo foram criadas com o objetivo de sensibilizar o público sobre a preservação e o cuidado com o meio ambiente marinho.
“Cada apresentação é uma oportunidade para que a as meninas possam se aperfeiçoar ainda mais, se acostumando melhor com o palco e com o público. É muito bom acompanhar de perto essa evolução que elas vêm conquistando através do programa”, conta a bailarina e professora do Dançando e Educando, Débora Buhatem.
O programa Dançando e Educando foi criado pela gestão do prefeito Edivaldo há mais de três anos e proporciona o ensino do ballet clássico a estudantes da rede pública municipal. Todo fardamento e demais acessórios - collant, sapatilha e meia - são garantidos gratuitamente pela Prefeitura de São Luís às alunas.
FEIRA DO LIVRO
A 13ª edição da Feira do Livro, promovida pela Prefeitura, reúne uma programação diversificada para os mais variados públicos. O evento acontece até domingo (20), das 10h às 22h, e conta com mais de 30 espaços e cerca de 600 atividades acontecendo simultaneamente, entre lançamento de livros, palestras, rodas de conversa, seminários, cursos, oficinas, contação de histórias, sessões de cinema, performances teatrais e entre outras. A programação completa da feira está disponível em www.feiradolivrodesaoluis.com.br.
Com informações da Prefeitura de São Luís.