Na última quarta-feira (22), Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, passou a ser um esporte oficial do ensino médio e universitário nos EUA, graças a uma startup sediada em Los Angeles, chamada PlayVS. Para isso, a empresa fez uma parceria com a Epic Games para trazer o título battle royale para torneios oficiais nessas duas modalidades educacionais, em algo semelhante ao basquete ou ao futebol americano, por exemplo.
A PlayVS foi lançada em abril de 2018 com a missão de trazer e-sports para o ensino médio, com uma liga semelhante a de esportes tradicionais. Segundo o portal, as escolas, os pais ou os próprios alunos podem pagar US$ 64 (o equivalente a R$ 256) por jogador para ser colocado em uma liga para competir com outras escolas, como qualquer outro esporte.
A ideia é que, no final de uma partida, a PlayVS extraia estatísticas e insights diretamente do game, que podem ser disponibilizados aos jogadores, treinadores e fãs. Mas para a startup em questão, esse cenário em universidades apresenta um novo desafio. Desde o lançamento do projeto, mais de 13 mil faculdades aderiram à lista de espera para obter uma equipe de e-sports. Ou seja, a estrutura para organizar essa demanda deve ser colossal.
A PlayVS precisa ir diretamente a cada instituição de ensino superior para apresentar sua tecnologia. O site Tech Crunch conta que a startup já levantou US$ 96 milhões (o equivalente a R$ 384) de investidores desde o seu lançamento para colocar esse projeto em pé.
Vale lembrar que a primeira temporada da competição oficial de Fortnite será gratuita para usuários já registrados, cortesia da parceria com a Epic Games, e as inscrições para as primeiras temporadas terminam em 17 de fevereiro para as escolas de ensino médio e 24 de fevereiro para faculdades e universidades. A temporada começa oficialmente em 2 de março. O formato da competição será na modalide Duos e as instituições podem enviar quantas equipes quiserem. Os principais times disputarão a chance de ganhar uma vaga no campeonato em maio.
Fonte: Canaltech; Tech Crunch.