Estudo comprova que declínio mental começa aos 45 anos

Estudo comprova que declínio mental começa aos 45 anos

Um estudo publicado na revista científica British Medical Journal comprovou que o declínio no raciocínio mental, em torno de 3,9%, começa entre os 45 e 49 anos em homens e mulheres. A conclusão contradiz as pesquisas anteriores que sugeriam que o declínio só começaria depois dos 60 anos. O estudo foi conduzido ao longo de 10 anos, entre 1997 e 2007.

Para chegar a tal conclusão, os cientistas avalizaram a memória, o vocabulário e as habilidades cognitivas, de percepção ou de compreensão, de quase 5,2 mil homens e 2,2 mil mulheres entre 45 e 70 anos, todos, funcionários públicos britânicos.

Os resultados demonstraram uma piora em memória e cognição visual e auditiva, mas não em vocabulário – com um declínio mais acentuado nas pessoas mais velhas. Entre os indivíduos com idade de 65 à 70 anos, eles perceberam um declínio mental de 9,6% entre homens e 7,4% entre mulheres da mesma idade. Os cientistas afirmam que esse processo de desenrola através dos anos.

"O que precisamos agora é analisar aqueles que experimentam um declínio cognitivo mais rápido que a média e saber como parar o declínio. Algum nível de prevenção definitivamente é possível", afirma o professor Archana Singh-Manoux, do Centro de Pesquisas em Epidemiologia e Saúde da População, na França, que conduziu a pesquisa na instituição londrina.

O professor argumenta ainda que fatores como o fumo e nível de exercício físico podem contribuir para esse processo e ressalta a necessidade de conscientizar a população sobre os benefícios de ter hábitos saudáveis.

"Embora não tenhamos uma maneira infalível de prevenir a demência, sabemos que mudanças simples de hábitos – adotar uma dieta saudável, não fumar, manter o colesterol e a pressão do sangue sob controle – reduzem o risco de demência", afirmou.
 

Com informações da BBC Brasil

Compartilhe