Grupos de bumba-boi participam de ensaio técnico para desfile na escola Beija-Flor

Grupos de bumba-boi participam de ensaio técnico para desfile na escola Beija-Flor

Grupos de bumba-meu-boi realizaram, neste sábado (21), no Aterro do Bacanga, o primeiro ensaio técnico para o desfile da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis que vai levar à Sapucaí o enredo "São Luís - O Poema Encantado do Maranhão", em homenagem aos 400 anos da capital maranhense. “Aqui está acontecendo a integração do samba com as alas maranhenses que vão participar do Carnaval 2012, no Rio de Janeiro”, declarou o secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique Bulcão.

O secretário afirmou que a Beija-Flor inova ao levar os grupos folclóricos maranhenses para a avenida. “As pessoas terão a oportunidade de conhecer o bumba-meu-boi, pois as índias, cazumbas e caboclos de pena apresentarão a dança original, será uma representação fiel do folclore e da cultura do nosso estado”, ressaltou.

O ensaio técnico foi coordenado pelo diretor geral e de harmonia da Beija-Flor, Luiz Fernando “Laíla” Ribeiro do Carmo, além de membros das Comissões de Harmonia e Evolução da agremiação de Nilópolis. “Estou muito feliz e satisfeito com o resultado do ensaio, o Maranhão está falando mais alto, começamos bem”, revelou.

Laíla disse que a participação dos maranhenses é uma proposta arrojada da Beija-Flor. “Nem mesmo o saudoso Joãosinho Trinta levou um contingente desse porte para o Rio de Janeiro para contar sobre o folclore de sua terra”, destacou.

Ao final do ensaio, Laíla destacou o empenho de todos. “Estamos ensaiando com as alas no Rio desde que o samba foi lançado, mas em nenhum momento senti essa vibração que senti aqui. Vamos conquistar esse bicampeonato”, disse ele. A expectativa é que os membros da Beija-Flor acompanhem mais dois ensaios técnicos em São Luís.

A estimativa é que 500 componentes maranhenses participem do desfile da Beija-Flor, na Marquês de Sapucaí. A ala terá vestimentas baseadas nas indumentárias dos bois de Nina Rodrigues, Axixá e Morros, Maioba, Maracanã e Santa Fé, além do Boizinho Barrica e de grupo de adeptos da umbanda.

Os integrantes dos grupos se mostraram felizes com a oportunidade. “Estamos levando um pouco da cultura do Maranhão para a Sapucaí, e o bom é que vamos mostrar nossa dança como ela é”, declarou Biné Gomes, que coordena o grupo de umbandistas que participará do desfile.


Governo do Maranhão

 

Compartilhe