A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) elegeu a Corte Momesca de 2023. O concurso foi realizado na Casa Barrica, Madre Deus, na última sexta-feira (27), e além de coroar o Rei Momo e a Rainha, escolheu as Princesas do Carnaval da capital maranhense.
O vencedor do título de Rei Momo foi Mauro Júlio Mendes, da Vila Gorette, que mostrou durante a sua apresentação muito samba no pé, guardado para abrilhantar o Carnaval de 2023.
Este ano, três candidatos participaram da disputa pelo título de Rei: Braian Robson Salazar (Vila Passos), Luiz Carlos Ribeiro (Centro) e Mauro Júlio Mendes (Vila Gorette).
Para a disputa da coroa de Rainha, a grande vencedora da noite foi Rayane dos Santos Moraes. Os títulos de 1ª e 2ª Princesa ficaram com Tainara dos Santos Ribeiro e Taynara Sousa Moraes Correia, respectivamente.
Foram nove concorrentes: Ila Licia Silva Serejo, representando a comunidade do Cohatrac III; Karla Raianye Chagas Sousa, do Bom Jesus; Rayane dos Santos Moraes, do Jardim Turu; Tainara dos Santos Ribeiro, do Turu; Taynara Sousa Moraes Correa, da Coréia de Baixo; Thamires de Sousa Trindade, da Cohab Anil III; Valdiana Maria Carvalho Soares, do Sacavém; Vanessa Cristina Souza Santos, do João de Deus; Yasmim Rayane Lopes Silva Gomes, do bairro Santa Clara.
Uma comissão técnica formada por representantes da cultura local, da imprensa e gestores públicos foi responsável por julgar e eleger os integrantes da Corte Momesca. Os candidatos foram avaliados pelos critérios desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, harmonia no conjunto e domínio na arte de sambar. Cada candidato recebeu quatro notas, de 6 a 10 pontos. Além de representar a folia do Carnaval de São Luís, o Rei Momo e a Rainha foram premiados com o valor de R$ 5 mil, e as princesas receberão o valor de R$ 3.500, cada uma.
Corte Momesca
Com a eleição, a Corte Momesca, participará da abertura oficial do Carnaval de São Luís, com a chave da cidade sendo entregue ao Rei Momo pelo prefeito Eduardo Braide, marcando oficialmente a abertura da programação da Passarela do Samba, que terá início no dia 17 e segue até o dia 20 de fevereiro.
A Corte será responsável por conduzir a animação do Carnaval e cumprirá uma agenda de eventos festivos durante todo o período carnavalesco, participando de entrevistas, comparecendo a bailes, desfiles, espetáculos públicos, shows, entre outros.
Atrações
O baile que elegeu a Corte Momesca 2023 teve a presença de passistas do Rio de Janeiro e foi animado pelas atrações Sambaceuma, Blocão do Samba, Show do Bicho Terra e pelo DJ João Marcos.
Com informações da Secult.