A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) lançou, na segunda-feira (27), a Exposição Virtual Museu em Casa. A exposição integra o projeto Conexão Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que tem o objetivo de utilizar as redes sociais para a disseminação da cultura e da arte durante o período de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A partir desta semana, a FMRB irá divulgar, em seu site eletrônico e nas redes sociais, imagens e curiosidades sobre algumas das mais de 5 mil peças que compõem seu acervo museológico. Entre as preciosidades estão obras de arte, insígnias e documentos históricos que contam a história do Maranhão e do processo de redemocratização do Brasil, a partir dos anos 1980.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, as ações do Conexão Cultural ajudam a manter um importante setor da economia, apesar do isolamento. “Com a abertura do edital para apresentação de artistas locais pelas redes sociais e exposições virtuais como esta, o Governo do Maranhão apoia a manutenção do trabalho de inúmeros profissionais ao mesmo tempo em que leva para a casa das pessoas arte, cultura e educação”, afirmou o secretário.
Para o presidente da FMRB e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, a exposição virtual é mais uma opção de entretenimento saudável durante a pandemia. “Num momento tão difícil, é importante usar a tecnologia a nosso favor, e o isolamento tem reafirmado a importância da arte para todos nós”, pontuou o presidente.
Fonte: Governo do Maranhão.