O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), foi o espaço escolhido para abrigar a Galeria Negro Cosme. O espaço, inaugurado nesta terça-feira (06), reúne cultura, resgate de tradições e a história das comunidades tradicionais quilombolas, existentes no bairro Liberdade, o primeiro Quilombo Urbano do Maranhão.
Em sua primeira exposição fotográfica, o projeto ‘Africana: o diálogo das formas’, doado pelo Centro Cultural Vale Maranhão, exibe os laços profundos e seculares vinculados à África e suas produções artísticas pouco conhecidas entre nós. Obras que reúnem a beleza de máscaras, estatuetas e produções escultóricas.
A relação com o Centro de Iniciação ao Trabalho, a inauguração da Galeria Negro Cosme e a escolha da exposição africana, tem uma relação direta. O coordenador de Economia Solidária da Setres, Ricarte Almeida, explica.
“A comunidade da Liberdade e primeiro Quilombo Urbano do Maranhão é um polo cultural importante, aonde reside manifestações festivas, religiosas e de matrizes africanas. Antes esquecida, hoje valorizada pelo Governo do Estado com diversas ações, uma delas é o CIT. Um equipamento público que celebra inúmeros avanços na comunidade e hoje estamos inaugurando a Galeria Negro Cosme. Um espaço que estará reservado para exposição de artes, artistas, especialmente da comunidade, mas também para todo Maranhão. Abrimos a galeria com a exposição de peças africanas que muito tem a correlacionar com a história do Quilombo Liberdade, fazendo um regaste da nossa cultura e o que há de mais belo”, analisou.
O fotógrafo maranhense e renomado Meirelles Jr participou da inauguração e conta a experiência de ver iniciativas como estas, partindo do Poder Público. “Estou maravilhado com mais esta ação do Governo do Estado. Um local que vai passar a respirar arte e cultura. Indico a todos que possam conhecer esse trabalho maravilhoso, coordenado pelo CIT. Também terei o prazer de expor meus trabalhos que exaltam as belezas e cultura do nosso Maranhão”, afirmou.
O secretário da Setres, Jowberth Alves, destaca a ação como mais umas políticas públicas do Governo Flávio Dino em valorizar a cultura do nosso povo.
“O CIT é um espaço que qualifica, capacita, visando a colocação de pessoas no mercado. Agora, estamos dando mais um passo, o resgate histórico de culturas que compõe nossas origens, reafirmando o compromisso do Governador Flávio Dino com as comunidades tradicionais”, afirmou.
CIT
O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT) é um espaço que oferece formação em cursos que garantam a autonomia financeira e de trabalho. Localizado na Praça Negro Cosme, no Quilombo Urbano da Liberdade, o Centro tem o propósito de oferecer oportunidades de capacitação com foco na autonomia, geração de renda e valorização da cultura.
Fonte: Governo do Maranhão.