Ora São Luís e Retiros Culturais reúnem multidão na Maria Aragão

multidão assiste show em palco
Foto: Maurício Alexandre/Ag. São Luís.

Milhares de pessoas compareceram à Praça Maria Aragão, nesta Quarta-feira de Cinzas (26), para louvar e adorar a Deus no evento que já é considerado um dos maiores acontecimentos da música gospel no Maranhão: o Ora São Luís e Retiros Culturais, que é realizado pela Prefeitura e o Governo do Estado. 

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior, disse que edição deste ano do Ora São Luís consolida ainda mais a música evangélica como parte integrante da agenda cultural da cidade, encerrando o período carnavalesco. “Tivemos um grande Carnaval, realizado pela Prefeitura e o Governo do Estado, fechando nesta Quarta-feira de Cinzas oferecendo para o público cristão uma linda festa, com muitas bandas, entre elas bandas de São Luís, além de grupos musicais reconhecidos nacional e internacionalmente. Este é um momento muito importante para São Luís, em que as pessoas reservam para celebrar, glorificar e louvar a Deus”, disse Edivaldo.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destacou a importância do evento. "O evento mostra o quanto o Maranhão é diversificado e como o poder público está presente em todas estas áreas. Tem as pessoas que curtem o Carnaval  e também as que escolhem este momento para orar por todos nós".  

O público foi agraciado com a apresentação de artistas locais, nacionais e atração internacional da banda Christafari, vinda dos Estados Unidos e que se notabilizou pelas canções e louvores ao ritmo do reggae cristão. As principais atrações que comandaram o Ora São Luís deste ano foram as bandas Som e Louvor, Fogo e Glória, Marcados Pela Promessa, Ministério Vida em Comunhão e Casa Worship. Dos artistas gospel a subir no palco estiveram Isaac, Maurício Paes, Lídia Caroline, Damares, Priscila Alcântara e Midian Lima.

Uma das bandas que agitou o público do Ora São Luís e Retiros Culturais deste ano, subindo ao palco da Praça Maria Aragão quase no fim da tarde, foi o grupo Marcados Pela Promessa, que contagiou a todos com um repertório repleto de canções de exaltação a Deus, todas ao ritmo do Carnaval de trios elétricos, o axé baiano, que se tornou conhecido em todo o país e também no exterior.

Antes, bem no início da programação, que começou por volta de 15h, teve apresentação das bandas Som e Louvor, Fogo e Glória e música eletrônica também. A banda Fogo e Glória tem inovado no universo musical cristão com repertório de forró e canções inspiradas em passagens bíblicas, mesclando o ritmo tradicional do Nordeste ao louvor de adoração cristã.

Em ritmo de forró, a Banda Som e Louvor foi mais um dos destaques do evento deste ano. O grupo, que tem no repertório músicas como "Festa de crente", "Não troco meu Jesus" e "Hoje eu vou pro culto".

Uma das atrações mais esperadas da noite foi a banda internacional Christafari, de reggae cristão, vinda dos EUA, fundada pelo músico, produtor e pastor Mark Mohr, que desde os 17 anos abraçou a fé cristã e passou a compor músicas que tratam de temas como combate às drogas, à violência e pregando a Palavra de Deus. A Christafari tem como destaque canções como "Hosanna", "Oceans", "Here I am to workship" e "Christafari".

ORGANIZAÇÃO

Segundo a organização do evento, cerca de 80 mil pessoas participaram das celebrações do Ora São Luís e Retiros Culturais e a Prefeitura colocou toda uma infraestrutura e serviços à disposição do público. Haviam de prontidão duas ambulâncias do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e mais uma ambulância do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros também disponibilizaram um veículo de resgate e combate à incêndio, um Auto Bomba Tanque (ABT), além de equipes de socorristas espalhadas no perímetro da praça. A Prefeitura e o Governo mobilizaram várias equipes da Guarda Municipal para a segurança, auxiliadas por dezenas de policiais militares do Batalhão Tiradentes, da Polícia Militar do Maranhão.

Durante o Ora São Luís, muitos comerciantes aproveitaram para montar barracas e vender lanches como hot-dog, hambúrgueres, batatas fritas, churros, doces e churrasquinho. “O movimento é sempre bom em eventos organizados na Praça Maria Aragão, pois aqui muitas famílias vêm assistir aos shows e aproveitam para fazer um lanche ou uma refeição”, disse Marileide Silva, que transitava pela praça vendendo pequenas porções de batatas fritas.

Esta é a 14ª edição de encerramento da Semana Maranhense de Retiros Culturais que é assegurada pela Lei 8.904/08 que reconhece a arte evangélica como cultura. O evento é uma realização das Igrejas Evangélicas do Maranhão, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado