O criador de Dragon Ball, o autor e ilustrador Akira Toriyama, faleceu no dia 1º de março e teve sua morte revelada na madrugada desta sexta-feira (8). Autor de uma das obras mais importantes e populares da história da cultura pop, Toriyama morreu em decorrência de um hematoma subdural, uma espécie de coágulo que se forma entre o cérebro e o crânio.
Em um comunicado publicado no site oficial de Dragon Ball, obra mais célebre do mangaka, foi informado que Toriyama continuava trabalhando e tinha projetos em andamento antes de seu trágico falecimento.
"É com profunda tristeza que informamos que o autor de mangás Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março devido a um hematoma subdural. Ele tinha 68 anos. É com grande pesar que percebemos que ele ainda tinha várias obras em andamento, com grande entusiasmo. Ele ainda tinha muitas outras coisas para conquistar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo", diz o comunicado.
A morte de Akira Toriyama é uma das mais impactantes da história da cultura pop, visto a enorme influência que Dragon Ball teve para a popularização dos animes e mangás no mundo inteiro nos últimos 40 anos. Justamente por isso, a obra do autor viverá pelas próximas décadas e continuará inspirando novas gerações de autores e fãs. Do traço inconfundível às obras que mesclaram com maestria ação, aventura e humor, Toriyama deixou um dos maiores legados da história contemporânea da cultura pop, e por isso continuará sendo lembrado por incontáveis décadas.
Fonte: IGN Brasil.