O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (26), por meio de publicação no Facebook, que impostos sobre videogames serão reduzidos. O decreto será publicado no Diário Oficial da União nesta terça (27).
Esta é a segunda redução de impostos sobre videogames no Brasil. A primeira ocorreu em agosto de 2019, quando as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) referentes a videogames e acessórios de consoles variavam entre 20% e 50%.
Depois da primeira redução, as alíquotas de IPI passaram a variar entre 16% e 40%. Com a nova redução anunciada nesta segunda (26), a variação passa a ser de 6% e 30%. A redução de IPI para videogames será:
- de 40% para 30%, no caso de consoles e máquinas de jogos;
- de 32% para 22%, no caso das partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas em uma tela;
- de 16% para 6%, no caso das máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes.
Assim como foi em agosto de 2019, a redução dos impostos não representa uma diminuição imediata nos preços dos consoles e de acessórios comercializados no Brasil. Por enquanto, empresas não revelaram quaisquer planos de alteração nos preços dos próprios produtos.
Fonte: IGN Brasil.