Após especulações darem conta da medida, a Microsoft confirmou ao site True Achievements que removeu a opção de assinatura de 12 meses do Xbox Live Gold. A razão que a levou a tomar essa decisão não foi informada.
A notícia tinha, inicialmente, uma tratativa de rumor após usuários apontarem em fóruns online que a opção de assinatura por um ano havia desaparecido da loja virtual do console em todos os territórios de atuação da empresa. Posteriormente, um porta-voz da Microsoft comentou: “No presente momento, o Xbox decidiu remover as ofertas de [assinatura] 12 meses do Xbox Live Gold da loja online da Microsoft. Clientes ainda poderão assinar as opções de um ou três meses [do serviço] por meio da loja”.
Devido à confirmação não estabelecer o motivo pela medida, é difícil saber exatamente o que levou a Microsoft à decisão, mas especula-se que ela tenha sido tomada na intenção de direcionar usuários ao Game Pass, a plataforma online de assinatura da empresa que oferece diversos benefícios a quem paga por ela, sendo o mais notável a biblioteca de mais de 100 jogos gratuitos que ficam disponíveis para o assinante. Um dos planos do Game Pass - intitulado “Ultimate” - até conta com a Xbox Live Gold entre suas benesses.
Recentemente, a Microsoft confirmou que, a partir de setembro, o seu projeto de jogos via streaming (cloud gaming) xCloud será lançado oficialmente e estará incluso nos benefícios do plano Game Pass Ultimate. Ademais, a empresa também confirmou que, devido à iminente chegada do Xbox Series X, seu novo console, programada para o final de 2020, também deixará de fabricar o Xbox One X e o Xbox One S All-Digital a fim de concentrar seus esforços de manufatura e marketing no novo aparelho.
Fonte: Canaltech; True Achievements.