Os quatro amistosos disputados em São Luís, no Maranhão, entre os dias 3 e 8 de novembro, marcaram o encerramento do trabalho da Seleção Masculina Sub-17 em 2022. A equipe treinada por Phelipe Leal volta a se reunir no início de 2023, quando dará sequência à preparação para o Torneio Sul-Americano Conmebol, que será realizado entre os dias 30 de março a 23 de abril, no Equador.
O técnico Phelipe Leal foi anunciado como comandante da categoria em fevereiro, substituindo Paulo Victor Gomes, atual treinador da equipe sub-20 do Palmeiras. Nesta temporada, Leal fez quatro convocações e testou cerca de cinquenta jogadores, nascidos em 2006 e 2007.
Em quatro etapas de trabalho no ano, a Seleção Sub-17 participou de jogos-treinos, partidas oficiais e de uma competição - o Torneio de Montaigu, na França. No mês de março, entre os dias 6 e 15, o treinador brasileiro comandou sua primeira etapa na Granja Comary, com 26 atletas. O grupo realizou dois jogos treinos contra o PSTC, do Paraná, e goleou o adversário nas duas ocasiões: 6 x 2 e 6 x 0.
A segunda convocação de Leal foi para a disputa do Torneio de Montaigu, em abril. De forma invicta, o Brasil voltou a vencer a competição depois de 38 anos. A decisão foi disputada com a Argentina. Vitória por 2 x 1. Antes, o Seleção venceu a Inglaterra por 3 x 0, empatou com a Holanda em 2 x 2 e goleou o México por 4 x 0. O atacante Endrick foi o grande destaque da competição. Eleito melhor jogador, o camisa 9 ainda foi o artilheiro do torneio, com cinco gols marcados.
A terceira etapa de preparação foi realizada no interior paulista, em Cotia, no Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube, no último mês de outubro, entre os dias 3 e 11. Dois jogos treinos foram disputados contra as equipes do Red Bull Bragantino e do São Paulo. A Seleção Sub-17 venceu a equipe de Bragança Paulista por 6 a 1 e empatou com um time sub-18 do São Paulo por 1 a 1.
Com o objetivo de simular uma realidade próxima do que o Torneio Sul-Americano apresenta, Phelipe Leal fez a última convocação do ano para a disputa de quatro jogos contra Chile e Paraguai, no Maranhão. No período curto, entre 27 de outubro e 9 de novembro, o grupo enfrentou dois possíveis adversários para a disputa no Equador, em 2023, classificatória para a Copa do Mundo da categoria. O Brasil é o atual campeão.
Nos jogos disputados no Estádio Castelão, o Brasil venceu todos os duelos com direito a duas goleadas sobre os adversários. Bateu os chilenos por 5 x 0 e 1 x 0 e passou sobre os paraguaios com 4 x 1 e 1 x 0.
SAIBA MAIS:
Seleção Sub-17 termina invicta série de amistosos no Maranhão
Seleção Masculina Sub-17 vence Chile em 2º amistoso no Maranhão
Sub-17: seleção goleia o Chile por 5 a 0 no Castelão, em São Luís
Sub-17: seleção encara o Chile em amistoso no Castelão
Torneio em País de Gales
Em 2022, a Seleção Sub-17 também disputou o Torneio UEFA Desenvolvimento, no País de Gales, no mês de abril. A competição aconteceu no mesmo período do Torneio de Montaigu. O time então foi comandado por Dudu Patetuci, treinador da Seleção Masculina Sub-15. Foram convocados para essa disputa atletas nascidos em 2007, além da base de jogadores da geração 2006. O Brasil enfrentou País de Gales, Espanha e Turquia. A disputa internacional também contribuiu no processo de observação para a equipe de Phelipe Leal durante a temporada.
Com informações da CBF.