São Luís: curso de manipulação de alimentos para quem atua em arenas esportivas

São Luís: curso de manipulação de alimentos para quem atua em arenas esportivas
Foto: Maurício Alexandre/Ag. São Luís.

Vendedores de bares e ambulantes que atuam em estádios e ginásios esportivos da capital maranhense participaram, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), do curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Oferecido pela Prefeitura de São Luís, por meio da  Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), o curso foi realizado em parceria com o Governo do Estado via Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), no auditório do órgão. Cerca de 40 pessoas participaram da capacitação que faz parte das ações da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para a melhor qualificação dos comerciantes da área alimentícia e segurança alimentar.

A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro, destaca a grande procura pela capacitação e sua importância para a venda dos alimentos. “Sempre temos turmas expressivas neste curso, que é bastante procurado. O que percebemos é que ainda há falta de conhecimento sobre normas simples de manipulação de alimentos, legislação sanitária e forma adequada de apresentação pessoal e dos produtos. O curso, que segue orientação do prefeito Edivaldo, orienta, educa e capacita para o trato adequado com os alimentos”, reforça a gestora. 

Durante o curso, os participantes aprenderam sobre formas adequadas de manusear os alimentos e evitar contaminações, armazenamento ideal, técnicas para higienização das mãos e tipos de micro-organismos que podem contaminar os alimentos. Também foram abordados assuntos como cuidados com a higiene pessoal, o uso de equipamentos de proteção individual como luvas, avental e calçados, e as doenças transmitidas pelos alimentos, bem como as formas para preveni-las.

SEGURANÇA

A capacitação tem o objetivo de promover o melhor desempenho da atividade comercial e certifica o aluno para trabalhar no setor de serviços de alimentação e nos processos de manipulação e produção de alimentos de forma segura. “A gente tem que pensar nas pessoas que vão consumir os alimentos que estão sendo comercializados. Existem diversos cuidados que devemos ter durante a manipulação na produção para evitar a contaminação e, consequentemente, aumentar o risco de doenças nos consumidores”, instruiu a nutricionista da Semsa, Michele Braid, que ministrou a capacitação.

O curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é uma exigência e determinação da Vigilância Sanitária Municipal para o comércio de alimentos. Os trabalhadores precisam ter essa formação e certificado para atuarem de forma legal na sua atividade. Isso faz com que o curso seja muito importante e procurado.

Participante do curso, Kelen Regina Abreu trabalha há mais de 10 anos no ramo e frequentemente participa de capacitações como esta. “Já participei de outros cursos como este e tenho muita experiência no mercado, mas é sempre bom aprender ainda mais e ver que outras pessoas estão interessadas em vender um produto de qualidade. É muito importante. Quem ganha são os consumidores”, disse Kelen, que trabalha vendendo lanches no Ginásio Gilberto Alves, no Bairro de Fátima.

Com informações da prefeitura de São Luís

Compartilhe
Conteudo Relacionado