MA intensifica fiscalização da venda de agrotóxicos em 2020

Fiscalização da venda de agrotóxicos no Maranhão será intensificada
Foto: Divulgação/AGED-MA.

A fiscalização da venda de agrotóxicos será mais rigorosa a partir de 2020, graças a um acordo de cooperação técnica assinado entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MA), na manhã desta quarta-feira (13), na sede do CREA/MA, na Praia Grande.

Atualmente, existem 560 estabelecimentos comerciais que vendem defensivos agrícolas registrados pela AGED, 1538 cadastros de agrotóxicos e 58 registros de prestadores de serviços.

De acordo com a diretora-geral da AGED, Fabíola Ewerton, apesar dos avanços consideráveis do Maranhão em relação à comercialização de agrotóxicos, com o registro dos estabelecimentos comerciais aptos para a venda, o acordo proporcionará avanços ainda mais expressivos, principalmente em relação à venda com receituário agronômico e a valorização de engenheiros e técnicos em agronomia.

“A atuação do responsável técnico deixa de ser somente no papel e passa a ser uma responsabilidade de fato de estar dentro desses estabelecimentos, orientando a venda do agrotóxico. O agrotóxico só pode ser comercializado mediante receituário agronômico, emitido por um engenheiro agrônomo, que é fiscalizado como profissional pelo Crea. Então o trabalho de forma conjunta vai garantir resultados de qualidade para o agricultor que utiliza o agrotóxico”, explica Fabíola Ewerton.

Na prática, a venda de agrotóxicos deverá seguir preceitos semelhantes à comercialização de medicamentos em farmácias, que precisa ter um profissional farmacêutico no estabelecimento. Ainda este mês, serão realizadas reuniões para que seja montado um plano de trabalho, que deve ser começar a ser implantado a partir de 2020.Para o presidente do CREA/MA, Berilo Macedo, o termo de acordo é um marco importante, tanto para o Conselho quanto para a Agência.

“Tivemos várias reuniões técnicas para chegar a esse momento, e, a partir deste termo, vamos avançar bastante na fiscalização do uso de agrotóxicos. Vamos fazer um trabalho que garanta que esse tipo de produto está sendo aplicado com todo o controle e qualidade. O nosso papel é em defesa da sociedade, tanto do Crea quanto da AGED. E, a partir desse acordo, o nosso profissional poderá cumprir efetivamente o seu papel”, destaca Berilo Macedo.

Segundo o subsecretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Sérgio Delmiro, o termo de cooperação vai contribuir no combate ao uso indevido de defensivos agrícolas no campo, trazendo maior segurança em relação ao que é produzido no Maranhão. “Com essa ação conjunta, a gente fortalece a ação direta dentro do campo e favorece para que nossos produtos e a nossa produção tenha uma responsabilidade técnica mais atuante e mais próxima da produção”, enfatizou.

Também participaram da assinatura do acordo a diretora de Defesa e Inspeção e Sanidade Vegetal da AGED, Antônia Lúcia Malheiros, superintendente de Fiscalização do Crea, Wesley Assis, além de engenheiros e técnicos em Agronomia.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado