O câncer de mama tem atingido cada vez mais mulheres no Maranhão, especialmente aquelas entre 40 e 69 anos, com 547 óbitos registrados, de acordo com o último levantamento em 2021.
Entre as cidades, São Luís, Imperatriz e Timon apresentaram os maiores índices de mortalidade. O levantamento mais recente sobre as tendências de evolução dos tipos de câncer no Brasil, realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, apontou um cenário alarmante de novos casos da doença para os próximos três anos. Segundo a pesquisa, são esperados 12.060 casos de câncer até 2025.
De acordo com a mestra em Saúde Pública Cleaner Morais, o autocuidado é fundamental na prevenção do câncer de mama. Além de realizar a mamografia regularmente, é importante que as mulheres estejam atentas ao próprio corpo, conhecendo sinais e mudanças. Praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada e buscar acompanhamento médico também são medidas essenciais.
Mais informações na reportagem de Mariana Rocha, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.