Energia renovável ultrapassou crescimento de fontes fósseis em 2019

parque eólico
Foto: Reprodução/TVCidade/RecordTV.

Após a onda de isolamento social provocada pelo novo coronavírus em todo o mundo, governos e sociedades terão a oportunidade de iniciar o processo de recuperação econômica de “forma melhor e mais sustentável”.

A aposta é da agência da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma.

Bioenergética 

Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável, Irena, as estatísticas para este ano mostram que as matrizes limpas de energia como energia hidráulica, solar, eólica, geotérmica e bioenergética foram responsáveis por 72% do crescimento no setor no ano passado.

A expansão das fontes renováveis foi de 7,6% adicionando 176 gigawatts na capacidade global de geração, um pouco abaixo dos 179 gigawatts registradora em 2018. 

Mas é importante compreender que a eletricidade corresponde apenas a 20% da energia usada no mundo.

Aviação 

O resto vem de fontes fósseis como carvão, gás e petróleo.  O relatório do Pnuma também ressalta que a energia renovável ainda enfrenta desafios em áreas como aviação, navegação e transportes de bens pesados. 

No ano passado, a energia solar e eólica dominaram a capacidade de expansão com 90% de todas as fontes de energia limpa. Já a energia solar cresceu 20%. 

China e Estados Unidos continuam crescendo em fontes eólicas de energia. China, Coreia do Sul, Índia e Vietnã registraram os mais altos níveis de energia solar em 2019.

Fonte: ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado