Saiba como solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem

Saiba como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem pela internet
Foto: reprodução

A partir do dia 4 de abril, próxima segunda-feira, começa a contar o prazo para entrar com o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio). 

A boa notícia é que todo o processo pode ser feito até 15 de abril pela internet acessando a Página do Participante

O mesmo prazo vale para os estudantes isentos que por algum motivo faltaram nos dias da prova no ano passado e desejam fazer o Enem 2022 gratuitamente.

Requisitos para pedir a isenção
Todos que estão cursando a última série do ensino médio este ano em escolas públicas podem fazer o exame sem arcar com o pagamento da taxa, que em 2021 foi de R$ 85. 

São isentos ainda quem cursou o ensino médio em escola pública ou é bolsista integral em escolas privadas.

Outro requisito importante é que os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, o que este ano equivale a R$ 1.818.

Por fim, também têm direito à isenção os participantes do exame em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Nesse caso, é preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) na sua solicitação.

E quem faltou ao ENEM em 2021?
Vale destacar que quem teve a isenção aprovada em 2021 e não compareceu nas datas do exame precisará justificar a falta para renovar a isenção. 

O processo é feito também na Página do Participante enviando documentos que comprovem o motivo da ausência. Dentre os documentos aceitos, estão atestados médicos e boletins de ocorrência, por exemplo.

Os documentos devem ser anexados ao pedido nos formatos PDF, PNG ou JPG, com arquivos de até 2 MB.

Para justificar a ausência e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição, o participante deve informar também o seu CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail e número de telefone.

Como realizar as solicitações?
Para conseguir acessar todos os recursos da Página do Participante, é preciso ter um cadastro ativo no Gov.br. Após fazer o login na página, o candidato poderá realizar as suas solicitações.

Tanto os resultados dos pedidos de justificativa de ausência como de solicitação de isenção da taxa de inscrição serão divulgados no dia 22 de abril.

Ainda há a opção de recorrer de 25 a 29 de abril caso o pedido seja negado. Quem recorrer, entretanto, deve aguardar um novo resultado do recurso que será divulgado apenas no dia 6 de maio.

Importância do exame
Com mais de 20 anos desde a sua criação, o ENEM se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Suas notas servem tanto para ingressar no ensino superior como para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Portanto, fique atento para não perder os prazos!

Para mais detalhes sobre o exame deste ano, confira o edital do Enem 2022, publicado nesta segunda-feira (28).

Compartilhe
Conteudo Relacionado