Anvisa monitora navios em São Luís para evitar coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está monitorando os navios que chegam ao Porto do Itaqui, em São Luís (MA). A ação é preventiva e busca evitar uma contaminação do coronavírus, que tem se espelhado por vários países. O surto do novo vírus provocou 106 mortes na China, onde o número de infectados passa de 4,5 mil.

Para garantir condições de saúde e controle epidemiológico, os navios só atracam no Porto do Itaqui se Declaração Marítima de Saúde estiver de acordo com protocolos internacionais de saúde e segurança, mantendo atualizado o seu Plano de Contingência para Assuntos de Interesse Internacional em Saúde Pública e um posto permanente da Anvisa na área portuária.

Neste momento as equipes de Saúde e Segurança do Porto do Itaqui e da Vigilância Sanitária estão acompanhando as orientações do Ministério da Saúde sobre a proliferação do coronavírus. Há casos confirmados na Coreia do Sul, Japão, Tailândia, Taiwan e Estados Unidos.

No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (28) o primeiro caso suspeito do vírus no país e elevou o nível de atenção para Alerta de Perigo Iminente para a presença do coronavírus no país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação.

Compartilhe
Conteudo Relacionado