MA amplia rede de tratamento contra o câncer

fachada de hospital
Foto: Wéllida Nunes/Agência Maranhão.

A ampliação do atendimento de radioterapia em São Luís, com um novo equipamento inaugurado no Hospital Aldenora Bello nesta semana, representa mais um passo para ampliar a rede de tratamento contra o câncer. A rede tem sido formada desde 2015. É a primeira vez na história que o serviço está em diversas regiões do Estado. 

O equipamento novo no Aldenora Bello é o acelerador linear. Com o convênio firmado entre o Governo do Maranhão e a Fundação Antonio Dino – mantenedora do hospital -, foi possível reservar recursos para a compra do acelerador.

A máquina aumenta em mais de 50% os atendimentos na unidade. São 120 pacientes e 3 mil sessões de radioterapia por mês. 

Hoje, existem no Maranhão hospitais, atendimentos e equipamentos contra o câncer que eram inéditos até 2015. E estão presentes em outras cidades além da capital, formando uma rede de atendimento de verdade. 

“Temos uma rede estadual de tratamento oncológico. Temos em curso um processo de investimentos, que irá continuar”, disse o governador Flávio Dino. 

“Já temos outra obra importante em parceria com o Ministério da Saúde em execução, que vai garantir também mais outro equipamento de radioterapia e, com isso, praticamente dobrarmos a capacidade de atendimento de pacientes oncológicos no Maranhão”, anunciou o governador. 

Os convênios do Governo do Maranhão com o Aldenora Bello alcançam a marca de R$ 13 milhões, dos quais mais de R$ 9 milhões já foram pagos. 

Regiões

Em Imperatriz, foi criada a Unidade de Oncologia Pediátrica. É um convênio com o Hospital São Rafael. A unidade atende crianças e jovens das regiões de saúde de Imperatriz, Balsas, Barra do Corda e Açailândia.

Além disso, desde 2015, um convênio do Governo do Estado com a clínica particular Oncoradium em Imperatriz garantiu atendimento para os pacientes em sua própria região. Antes, era preciso ir para São Luís para realizar as sessões do tratamento.

Em Caxias, a Unidade de Oncologia do Hospital Regional atende 40 municípios da região. Antes, a população precisava procurar o Piauí em busca de tratamento. 

Hospital do Câncer

Em São Luís, desde 2017, existe de fato um Hospital do Câncer. Fica no antigo Hospital Geral, que antigamente também atendia ortopedia. Com a inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), esse serviço saiu definitivamente do Hospital do Câncer. 

Também foi criada na capital a Casa de Apoio do Hospital de Câncer, para acolher pacientes e acompanhantes que saem de outras cidades em busca de atendimento. Os acompanhantes e pacientes têm todas as principais refeições fornecidas gratuitamente.

Outra unidade na capital importante para a prevenção do câncer é o Sorrir, com dentistas especializados. O local é referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de boca.

Também na capital, a Fundação Antonio Brunno abriga pacientes de todo o Estado. O Governo do Estado tem um convênio com a fundação, com contribuição mensal para ajudar a custear o atendimento.

“Estamos muito longe do que visamos, do que buscamos. Porém, hoje temos uma rede pública estadual de tratamento oncológico pela primeira vez na história do Maranhão”, afirmou o governador Flávio Dino.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado