O ministro de Saúde, Marcelo Queiroga, desembarcou em São Luís na manhã deste domingo (23), para dar andamento às medidas contenção da variante indiana, em tripulantes infectados em um navio atracado próximo à costa maranhense.
Marcelo Queiroga se reuniu com o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, além do prefeito de São Luis, Eduardo Braide e o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.
Segundo o ministro, 600 mil testes rápidos de antígeno de Covid-19 foram entregues pelo Ministério da Saúde para a implementação da testagem em massa em pontos estratégicos como portos, aeroportos, terminais rodoviários e rodovias.
Pelo plano de testagem, serão testadas as pessoas que passam pelos aeroportos e pelas divisas do Maranhão, evitando que um eventual infectado propague a nova cepa para outras unidades da Federação. Qualquer paciente cujo resultado der positivo no teste rápido será submetido ao RT-PCR, com análise genômica para identificar se a infecção é causada pela variante.
O ministério informou que segue atento à situação em território maranhense e encontra-se em vigilância, caso a cepa surja em outros estados.