O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou na manhã desta segunda-feira (24), a morte do seu pai Sálvio Dino, aos 88 anos de idade, vítima da Covid-19.
O ex-deputado estadual e ex-prefeito de João Lisboa estava internado no Hospital Carlos Macieira, em São Luís. Segundo Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), ele foi diagnosticado com Covid-19 há algumas semanas e iniciou tratamento hospitalar na cidade de imperatriz, posteriormente sendo transferido para a capital maranhense.
Sálvio Dino nasceu em 5 de junho de 1932 em Grajaú, e era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís.
Homem da literatura, Sálvio Dino ocupava a cadeira número 32 da Academia Maranhense de Letras. Suas obras incluíam poesias, contos, crônicas e relatos históricos e biográficos. Na vida política, Sálvio Dino foi um grande defensor das instituições democráticas. Foi preso e teve seus direitos políticos cassados pela ditadura militar, em 1964.
A notícia da morte de Sávio Dino foi confirmada pelo governador, através de uma rede social. Veja abaixo:
Em nota, a Assembleia Legislativa do Estado do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e procurador aposentado Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino (PCdoB), ocorrido nesta segunda-feira (24), em São Luís. Decretamos luto oficial de três dias no Parlamento Estadual maranhense.
Natural de Grajaú (MA), Sálvio Dino era jornalista, advogado e escritor. Membro da Academia Maranhense de Letras, ocupava a cadeira n° 32. Foi fundador da Academia Imperatrizense de Letras, da qual foi vice-presidente em 1991/1992.
Sálvio Dino também teve destacada trajetória na política maranhense. Foi eleito vereador de São Luís em 1954 e reeleito em 1958. Em 1962, elegeu-se deputado estadual do Maranhão. Após, foi cassado, em 1964, pelo golpe militar. Em 1974, foi novamente eleito deputado estadual e prefeito do município de João Lisboa no período de 1989 a 1997.
Além do governador Flávio Dino, Sálvio Dino é pai do procurador da República, Nicolau Dino, do advogado Sálvio Dino Júnior e do empresário Saulo Dino. Era casado com Iolete Aranha de Castro e Costa.
Mais informações na reportagem de Rafaela Moreira, da TV Cidade/Record TV.
Assista abaixo: