A Polícia Rodoviária Federal divulgou na manhã desta quinta-feira (3), o balanço da Operação Carnaval 2022, realizada nas rodovias federais que cortam o Maranhão, entre os dias 27 de fevereiro a 2 de março.
Durante os cinco dias de operação, houve um reforço nas fiscalizações ao longo dos trechos mais movimentados, priorizando pontos e horários estratégicos onde há maior incidência de acidentes graves e de ocorrências criminais.
Segundo o levantamento divulgado pela PRF, ao todo, foram registrados 20 acidentes de trânsito, sendo que 12 pessoas ficaram feridas e três morreram.
Se comparado com o mesmo período do ano passado, que contabilizou 14 acidentes, 14 feridos e nenhum morte.
O leve aumento este ano pode ser explicado porque 2021 foi um ano de restrições mais severas em virtude da pandemia. Inclusive, para a realização do teste do etilômetro, uma vez que necessariamente o condutor deve soprar o aparelho, o que libera partículas no ar.
Além disso, foram autuados autuou 225 condutores cometendo infrações diversas, sendo 15 por alcoolemia por constatação e 51 por recusa, 5 detidos por embriaguez ao volante, 94 por ultrapassagem proibida e 62 por crianças sem cadeirinha (DRC).
Ao todo, os esforços do policiamento resultaram em 1.769 testes de alcoolemia, 1.966 veículos foram fiscalizados com abordagem e a PRF prestou auxílio a 51 automóveis.
Veja mais na reportagem abaixo: