Reunidos por convocação do reitor Natalino Salgado, pró-reitores, superintendentes, diretores de Centros de São Luís e do continente e assessores da Universidade Federal do Maranhão fizeram uma avaliação do atual quadro da pandemia da Covid-19 e do significativo aumento de casos provocadas pelo novo surto da doença.
Na opinião dos dirigentes, o momento requer atenção e merece reforçar os cuidados para evitar que a situação se agrave. Segunda a diretora do CCBS, Rosane Guerra, alguns cursos como Biologia e Odontologia chegaram a suspender as aulas presenciais por conta do crescimento de casos. “A situação é delicada e estamos preocupados com o alto número de infectados entre estudantes e professores”.
O reitor Natalino Salgado comunicou que será formado um comitê de crise para acompanhamento do surto e para monitorar a situação na UFMA . Será criada também uma central de notificação dos casos. “Não podemos abaixar a guarda, o uso de máscara, a higienização das mãos, evitar aglomerações desnecessárias, assim como ter o ciclo vacinal completo, ainda são as medidas de prevenção mais eficazes”, alertou.
A UFMA reitera a importância de a comunidade universitária cumprir as medidas sanitárias contidas na Resolução n° 417 – CONSUN, de 31 maio de 2002, orientadas pelas autoridades de saúde e respaldadas pelo Comitê Operativo de Emergência de Crise – COE-UFMA decorrente do novo coronavírus (Sars-Cov2 e covid-19), para a prevenção e o controle dos riscos de transmissão em ambientes de trabalho.
Informações UFMA