No dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Pão. No Maranhão, o cenário da panificação revela que há margem para ampliar o consumo per capita anual de pão francês e outros produtos de panificação e confeitaria, especialmente em comparação com o Nordeste e o Brasil. Os dados estão em um levantamento realizado pelo Observatório da Indústria do Maranhão, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo per capita anual de pão francês no Brasil é de 9,4 quilos, enquanto no Nordeste é de 11,7 kg. O estado possui 1.944 indústrias de panificação, segundo o Guia Industrial e Empresarial da FIEMA, sendo que 87,29% delas são dedicadas à fabricação de produtos de panificação.
De acordo com a “Pesquisa de Mercado – Consumo de Pão e Produtos de Panificação no Maranhão’, de 2024, realizada pelo Observatório da Indústria do Maranhão, a frequência de consumo de pão entre os maranhenses também oferece insights valiosos: 64% dos entrevistados consomem pão diariamente, enquanto 27% o fazem algumas vezes por semana. No entanto, 4% raramente consomem produtos de panificação, o que aponta para uma oportunidade de aumentar a penetração deste produto no cotidiano dos consumidores.
Os produtos de panificação mais consumidos no Maranhão incluem pães (91%), bolos (45%), biscoitos (33%) e doces de padaria (21%). A preferência por comprar pães em padarias é esmagadora, com 91% dos consumidores optando por este canal, em contraste com apenas 7% que preferem supermercados.
Para expandir o consumo de pão no Maranhão, estratégias podem ser adotadas, como campanhas de conscientização sobre os benefícios nutricionais do pão, diversificação dos produtos oferecidos e melhorias na distribuição e acessibilidade. Além disso, o fortalecimento das padarias locais e a inovação nos produtos podem atrair novos consumidores e fidelizar os existentes.
Além disso, as padarias locais oferecem uma variedade de produtos, incluindo restaurantes e lanchonetes, que podem atrair mais consumidores.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.
*Com informações da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.