Lockdown: prefeitura fortalece orientação em feiras e mercados

agentes da prefeitura de são luís fiscalizam feira
Foto: Biné Morais/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), dando continuidade à ação de orientação e disciplinamento em mercados municipais e feiras. O objetivo é fazer cumprir decisão judicial que determina o lockdown, ou bloqueio total, em toda a região metropolitana da ilha de São Luís. A ação teve o apoio da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), via Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Blitz Urbana. 

No local os feirantes foram orientados pela equipe da Semapa com as devidas informações sobre a manutenção do trabalho de abastecimento. “Vamos continuar fortalecendo o cumprimento das medidas restritivas para o funcionamento do lockdown em São Luís com êxito. Garantindo a redução de circulação de pessoas nos comércios públicos, com destaque na intensificação das práticas de higiene, distanciamento social e segurança alimentar”, disse Émerson Macedo, titular da Semapa.

Segundo as normas do decreto que regulamenta o lockdown, todos os clientes, funcionários e comerciantes deverão utilizar máscaras de proteção. As ações de higienização de superfícies devem ser intensificadas e os comerciantes devem disponibilizar álcool em gel ou água e sabão para uso pelos consumidores.

As feiras e mercados deverão adotar escala de revezamento entre os funcionários do setor administrativo e, se possível, estabelecer o teletrabalho, que deve ser concedido, indistintamente, a todos os que estejam dentro dos grupos de risco. Funcionários e comerciantes que apresentem sintomas de síndromes gripais ou que tenham tido contato domiciliar com pessoa portadora de Covid-19 devem ser afastados por 14 dias.

Em busca de alimentos frescos, as pessoas não podem sair de seus bairros devido ao bloqueio total, portanto todas as feiras livres e mercados públicos de São Luís continuam funcionando para garantir o abastecimento. No entanto, os administradores desses comércios, feirantes, e clientes devem observar as novas determinações com cautela, e priorizando sempre o distanciamento social.

O acesso a feiras e mercados está restrito desde a terça-feira (5), quando o decreto começou a valer.  Apenas uma pessoa por família deverá frequentar o ambiente, utilizando máscara de proteção, respeitando o distanciamento mínimo de dois metros dos outros consumidores e de comerciantes para evitar aglomeração.

As filas e o acesso às bancas ganham demarcações com fitas zebradas, sinalizando a distância mínima entre os consumidores e feirantes. Os estabelecimentos comerciais não essenciais ao abastecimento da população (como vestuário e eletrônicos e eletrodomésticos), permanecem fechados. O trabalho educativo de orientação foi executado ainda durante a manhã também nos mercados da Cohab, Ipem São Cristóvão e Bom Jesus.

Em mercados como o Central, Bairro de Fátima, e na Liberdade já estão em funcionamento lavatórios para que a população possa higienizar as mãos ao entrar e sair dos estabelecimentos. Ação, em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) chegarão a outros mercados e já foi implementada também no mercado do bairro João Paulo, por meio da administração do equipamento.

Fonte: Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado