Para marcar o início da semana de aniversário de 410 anos de São Luís, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide entregou, na segunda-feira (5), a nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), que passa a funcionar, a partir desta terça-feira (6), no Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves, localizado na Rua do Egito, Centro Histórico de São Luís e onde funcionou durante muitos anos o antigo Banco do Estado do Maranhão (BEM). O novo prédio foi entregue em solenidade com presença de várias autoridades do Município.
A nova sede conta com atendimento e setores ampliados e andares totalmente estruturados, oferecendo aos contribuintes e também aos servidores um ambiente moderno e aconchegante. São 10 andares que contam com setores organizados, instalação de data center, nova subestação de energia, recuperação dos elevadores, sistema de proteção e combate a incêndio, equipamentos novos, salas climatizadas, mobília nova, entre outras intervenções.No último ano, a Semfaz aumentou o número de postos de atendimento, modernizou seus serviços investindo no atendimento digital que facilitou o acesso do contribuinte à fazenda municipal, além de deixá-lo mais célere. O secretário da Fazenda (Semfaz), José Azzolini, agradeceu ao prefeito e garantiu que, além de toda a melhoria no atendimento ao público que será possível agora na nova sede, um novo projeto, que já está em andamento, vai otimizar ainda mais o atendimento à população e bem como às demandas da pasta.
O prédio onde funcionará a nova sede da Semfaz foi adquirido em 2009 pelo então prefeito João Castelo, com o objetivo de transformá-lo em um centro administrativo da Prefeitura. O imóvel agora passa a se chamar “Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves''.
O Centro Histórico de São Luís já vem se renovando com as ações da Prefeitura e essa nova sede faz parte do resgate dessa região, unindo tradição e tecnologia. Além dessa entrega e de outras que serão feitas na região, outros investimentos e programas já estão em execução, como é o caso do “Programa Habitação do Centro Histórico” que entregou 22 moradias de interesse social destinadas a residentes dos bairros Desterro, Portinho e Praia Grande. Esse e outros investimentos têm como intuito preservar o patrimônio da capital e fazem parte do plano de governo do prefeito Eduardo Braide.