O rebanho bovino maranhense apresentou crescimento de 2,9%, tornando-se o 11º maior do país e o 2º maior do Nordeste em 2021, com 8,6 milhões de cabeças. Os dados são do Desempenho da Pecuária Maranhense referente ao ano de 2021 divulgados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
Os municípios identificados com maior rebanho foram Açailândia (com 348,4 mil cabeças de gado), seguido por Amarante do Maranhão (285,7 mil), Santa Luzia (255,0 mil), Grajaú (208,8 mil) e Bom Jardim (163,0 mil).
A publicação, lançada anualmente, é baseada no levantamento de dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo do IMESC apresenta o desempenho dos principais produtos derivados da pecuária maranhense, como rebanhos, criação de algumas espécies da aquicultura e a geração de produtos de origem animal.
Mais informações na reportagem de Eduardo Pinheiro, para a TV Cidade.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 11h50, pela TV Cidade/Record TV.