São Luís: prefeitura disciplina comércio informal na Rua Grande

A Prefeitura de São Luís está realizando na Rua Grande ação de disciplinamento do comércio informal na área. O trabalho, bem como o diálogo com a categoria, é feito regularmente pela Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), com apoio da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e tem o objetivo de manter a organização do espaço, através do ordenamento do comércio praticado no maior centro comercial da capital, recentemente requalificado por obras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís.

O poder público municipal mantém um diálogo constante com os ambulantes. Nesta quinta-feira (30), ocorreu uma reunião entre os representantes do comércio informal e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). Na ocasião, foi discutido o disciplinamento da atividade, especialmente nas adjacências da Rua Grande. A reunião contou com a presença do promotor de justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, titular da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de São Luís, entre outras autoridades. 

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo, ressalta que o poder público municipal mantém um diálogo permanente com a categoria. “Por orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior esse é um diálogo permanente que vem sendo realizado há pelo menos um ano e meio, em diversas reuniões que aconteceram com a categoria. Continuamos sempre abertos ao diálogo e realizando ações como esta para que a organização seja mantida”, diz o titular da Semurh.

As vistorias dos agentes públicos são ações rotineiras, mas foram intensificadas desde as festas de fim de ano quando aumenta o movimento de ambulantes e de pessoas no local. A ação acontece em cumprimento à lei para o disciplinamento do espaço público, que não permite a instalação de bancas de comerciantes informais na Rua Grande.

O diretor da Blitz Urbana, Samuel Doria de Carvalho Junior enfatiza o objetivo do trabalho. “As ações de disciplinamento na Rua Grande seguem ordenando as atividades na principal via comercial de São Luís. Com operações como a que está sendo realizada ao longo desta semana, a Prefeitura de São Luís, através de seus órgãos de fiscalização e segurança, busca garantir a preservação do patrimônio público e o bem-estar da população que frequenta o local”, destaca.

Há pouco mais de um ano, a Rua Grande foi completamente revitalizada, fazendo com que o espaço possa hoje contar com uma estrutura totalmente nova. “Para conservar o espaço recentemente reformado é importante manter a fiscalização e o disciplinamento dos vendedores ambulantes que estão atuando fora das áreas permitidas”, acrescenta Samuel Doria.

REVITALIZAÇÃO

A Rua Grande, maior área comercial da cidade, passou por ampla reforma realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís. A via recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea, novo posteamento de iluminação pública e mobiliário urbano.

Além de revitalizar a área, a reforma resultou na melhoria da acessibilidade ao comércio. As obras da Rua Grande complementam o trabalho de revitalização da área, que incluiu a reforma do Complexo Deodoro, com as praças Panteon, Deodoro e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado