Encerra-se, nesta sexta-feira, 28 de maio, o prazo para os estudantes solicitarem a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os alunos que adquiriram o benefício no Enem 2020 e faltaram os dois dias de prova devem enviar justificativa de ausência para pedir a isenção novamente. Os procedimentos devem ser feitos pela Página do Participante, até as 23h59. Os resultados das solicitações serão divulgados em 9 de junho.
Para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 ou justificar a ausência na edição 2020, os participantes deverão informar número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone válidos.
Podem solicitar a isenção os estudantes que estão cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada. Também têm direito ao benefício pessoas com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou declarados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Vale ressaltar que a isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2021, isentos ou não, deverão realizar a inscrição na Página do Participante, no período estabelecido em edital específico, ainda a ser publicado. Aqueles que não tiverem o pedido de isenção aceito poderão se inscrever normalmente para o exame, pagando a taxa de inscrição, quando for o momento.
Justificativa
Os documentos utilizados para comprovar o motivo de ausência na edição anterior do exame devem estar sempre legíveis, datados e assinados. O Inep não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis.
Os motivos para justificar a ausência no Enem 2020 estão detalhados no anexo I do Edital n.º 19, de 30 de abril de 2021, referente à solicitação da isenção da taxa para o Enem 2021 e à justificativa de ausência no exame anterior. Em cada motivo, o edital detalha os documentos aceitos, com as especificações necessárias. Em caso de furto ou assalto, por exemplo, é necessário apresentar o boletim de ocorrência policial, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato da situação ocorrida em um dos dias das provas do Enem 2020, antes das 13h (horário de Brasília).
Entre as razões consideradas para não comparecer ao exame estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, vítima de acidente de trânsito, entre outras. Todos os documentos comprobatórios devem estar de acordo com os parâmetros exigidos pelo edital.
Cadastro único
Todos os interessados em fazer o Enem 2021 devem se cadastrar na conta única do Governo Federal, o portal gov.br, cujo acesso pode ser feito pela Página do Participante do Enem. A senha precisa ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do exame continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Confira o edital para solicitação de isenção do Enem 2021 e justificativa de ausência no Enem 2020
Acesse a Página do Participante