O prazo para se inscrever no Processo Seletivo 2021 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) termina nesta sexta-feira (5).
São ofertadas 5.995 vagas em cursos técnicos de nível médio distribuídos em 27 municípios do Estado. Neste ano, a seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público.
As vagas serão destinadas para os campi de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.
O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, no ano letivo de 2020, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.
Como se inscrever
As inscrições seguem até as 23h59min do dia 05 de fevereiro (horário local). O procedimento será realizado pela internet, no Portal do IFMA. Para se inscrever, o candidato deverá criar um cadastro no Portal do Candidato e, a partir disso, efetivar a inscrição no processo seletivo, com a geração do número de inscrição e a confirmação de dados.
O IFMA também disponibiliza terminais de computadores com acesso à rede nos seus campi e campi avançados (os endereços são indicados no Anexo I do Edital), nos dias de inscrição, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, com o apoio de um servidor designado pelo campus.
Para isso, as unidades organizarão espaços reservados às inscrições, seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Os candidatos, para fazer uso desse local, deverão seguir impreterivelmente as recomendações desse protocolo, assim como, fazer o uso obrigatório da máscara.
Informações IFMA