Professores da rede estadual de ensino do Maranhão começaram nesta segunda-feira (27), uma paralisação de advertência. A concentração foi realizada na Praça Joãosinho Trinta, região central de São Luis.
Durante assembleia a categoria decidiu paralisar as atividades como forma de advertência ao não cumprimento da pauta de reivindicações. A paralisação de segue até o dia 3 de março.
Segundo a Secretária de Estado da Educação (Seduc), 8 dos 15 itens propostos pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Básica da Rede Estadual e Municipal do Maranhão (SINPROESSEMA), foram aprovados pelo governo.
Em nota, a Seduc informou que o governo do Estado permanece aberto ao diálogo propositivo para que outras tratativas aconteçam, bem como a continuidade de valorização dos professores, obedecendo à responsabilidade fiscal. Dentro do que orçamento permite sem prejuízos as outras áreas também importantes, e buscando o consenso para que a greve não prejudique os estudantes da rede já que paralisação já foi decretada ilegal pela justiça.
Mais informações na reportagem de Eduardo Pinheiro.
Assista abaixo: