São Luís: prefeitura receberá pela 2ª vez o Prêmio Baobá de Literatura

artistas em sala de aula
Foto: Divulgação/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís receberá, pela segunda vez, o Troféu Baobá de Literatura, que contempla contadores de histórias e outras iniciativas de autores, editoras e instituições que, com suas práticas, fortalecem a arte narrativa no Brasil. O prêmio Baobá é visto como um reconhecimento do contador de histórias e o valor de seu ofício no país. O prêmio, que também foi concedido a um projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ano passado, exalta a política educativa implantada na rede municipal de ensino na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

Em 2019, o troféu Baobá premiou o projeto Contadoras de História, realizado pela Semed. Em 2020, a Secretaria Municipal de Educação receberá o prêmio pelas ações de inclusão que estão sendo desenvolvidas por meio da contação de histórias e também demais programas e projetos ligados à promoção do acesso à leitura e literatura infantil, sendo esta a primeira vez que uma secretaria de Educação é agraciada com o prêmio.

A solenidade de premiação será neste sábado (7), às 17h, no Teatro Leopoldo Fróes, do Centro Cultural Santo Amaro, em São Paulo. Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, o projeto Contadoras de História é uma das mais importantes intervenções pedagógicas desenvolvidas da rede municipal com o propósito de melhorar a leitura, a escrita e o senso crítico dos alunos, numa perspectiva inclusiva.

O secretário Moacir Feitosa destacou os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo nesta área e falou da importância da iniciativa. "A arte-narrativa desenvolvida pelo projeto é um excelente instrumento não apenas de estímulo à leitura, mas também para a construção de valores e desenvolvimento de várias habilidades e está de acordo com a política educacional implantada pelo prefeito Edivaldo; e tem feito uma enorme diferença como ferramenta educacional”, disse Moacir Feitosa.

A equipe de contadoras de histórias da Semed é composta por Sinara Coelho Lima Rodrigues, Rosangela Teixeira Souza, Luciane Silva de Souza Cunha e Rayssa Diniz Borralho. Esta última, é a contadora de histórias surda da equipe da Semed, que narra as fábulas e contos da literatura infantil na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O trabalho desempenhado por Rayssa no projeto integra as estratégias de educação inclusiva priorizada na gestão do prefeito Edivaldo, visando abranger os alunos surdos da rede com a iniciativa.

A professora Sinara Coelho Lima Rodrigues diz que a conquista do troféu Baobá em 2019 trouxe grande repercussão e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas contadoras de histórias da semed. “Agora, em 2020, a Secretaria Municipal de Educação receberá o prêmio pelas ações de inclusão que estão sendo desenvolvidas por meio da contação de histórias e demais programas e projetos ligados à promoção do acesso à leitura e literatura infantil. Esta é uma conquista de toda a rede municipal”, destaca a também coordenadora do Livro Infantil da Semed, Sinara Coelho.

Ela integrou a delegação ludovicense que recebeu o prêmio em 2019, e estará presente também neste sábado (7) para o recebimento do troféu 2020, com Rayssa Diniz e o secretário Moacir Feitosa. "A premiação fortalece ainda mais nosso trabalho de consolidar a literatura como instrumento de inclusão e de estímulo à formação de novos leitores", assinala a contadora de histórias.

SAIBA MAIS

O Troféu Baobá de Literatura, instituído pelos Coletivos de Contadores de Histórias Grupo Paulistano Línguas Encantadas e Encantantes e Grupo Paulista Contadores do Reino, reconhece iniciativas e personalidades que fortalecem as artes literárias e narrativas, contribuindo para a valorização do livro e o gosto pela tradição oral. Na 3ª Edição do Troféu Baobá, ano passado, a delegação que representou São Luís foi convidada para abrir a solenidade de entrega das premiações.

O projeto Contadoras de História já beneficiou mais de 10 mil alunos da rede municipal. A iniciativa tem como objetivo estimular a leitura, incentivar a literatura e fazer dos momentos lúdicos de contação de histórias um espaço propício à criação, ao desenvolvimento cognitivo dos alunos e à construção de valores importantes para a vida.

Com o mesmo propósito são desenvolvidos ainda pela Semed vários outros programas como Carro Biblioteca, com acervo de quase dois mil livros que atende as 98 escolas da Educação Infantil; Resgate e Valorização do Autor Maranhense; e a contação de histórias vinculada à utilização da Biblioteca Móvel, além de Formação de Professoras da Educação Infantil em Literatura Infantil: Teorias e Práticas para Contadores de História.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado